MAPEAMENTO DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES – FACELI/ES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2764Keywords:
Pedagogia; Mapeamento; Trabalhos de Conclusão de Curso; Ensino Superior.Abstract
This article presents a mapping of research produced in the Pedagogy Course at the Faculdade de Ensino Superior de Linhares-Faceli, from 2018 to 2022, totaling 107 works. This study's data collection source was the Course Conclusion Papers - TCCs approved within the scope of the Faceli Pedagogy collegiate and published on the official website of the Faculty library. We sought to highlight how research has become a space for discussion and scientific initiation for Pedagogy academics, combining theory and practice. In particular, we sought to highlight notable characteristics of the works, such as the central research theme, types of research, methodologies, among other aspects. The methodology used for this study was exploratory, of a bibliographic nature, which constituted the mapping of TCCs. The results of this research demonstrate, in general, that most of the research involves work in the context of the Initial Years of Elementary School, Early Childhood Education and Special Education, most of which involves research of an empirical nature, bringing, for the most part, the study of education in the municipality of Linhares/ES.
References
ANDREATTA, C. Aprendizagem Matemática através da elaboração e resolução de problemas em uma Escola Comunitária Rural. 2020. 203f. Tese. (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, 2020.
ANDREATTA, C. ALLEVATO, N. S. Cenário das pesquisas envolvendo elaboração e resolução de problemas em periódicos e eventos científicos. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, vol. 12, número 1, 2021.
ANDREATTA, C.; FERREIRA, S. C.; SILVA, C. S. P. Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional: um estudo de caso no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares-ES. Kiri-Kerê: pesquisa em ensino, n.7, dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em: 21 set. 2023.
BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer nº 251/1962. Estudos pedagógicos superiores: mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. Relator: Valmir Chagas. Documenta, Brasília, DF, 1962.
BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Resolução nº 2, de 11 de abril de 1969. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Documenta, Brasília, DF, 1969a.
BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer nº 252/1969. Estudos pedagógicos superiores: mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. Relator: Valmir Chagas. Documenta, Brasília, DF, 1969b.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 21 set. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em : <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio>. Acesso em: 24 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em : <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio>. Acesso em: 24 fev. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pena (CP). Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pena (CP). Resolução CNE/CP Nº 2, de 30 de agosto de 2022, altera o Art. 27 da Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Fixa o prazo limite de até 4 (quatro) anos, para implantação, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), da Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da BNC-Formação. Brasília, DF, 2022.
CORDEIRO, L. A.; MORAES, T. T. R. Os processos comunicativos entre a escola e a família. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2020.
CRUZ, G. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
FACELI. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2022. Disponível em > https://faceli.edu.br/wp-content/uploads/2022/12/PPC--Pedagogia-FACELI-2022.pdf > Acesso em 15 set. 2023.
FERREIRA, A. M.; MARÇAL, D. S. Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da Faceli realizados no período de 2015 a 2018. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2019.
FILIPPINI, G. P.; DOANO, L. A. Os desafios familiares da educação escolar em meio à Pandemia da Covid-a9.(Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2021.
FIORENTINI. Mapeamento e balanços dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED, 25., 29 de setembro a 02 de outubro de 2002, Caxambu. Disponível em < http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/mapeamento.pdf > Acesso em: 03 nov. 2017.
FLÁVIO, A. S.; OLIVEIRA, I. M. Formação continuada de professores: percepção docente acerca da formação oferecida pela rede municipal de ensino de Linhares/ES. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2021.
MARQUES, T. C. A implementação da investigação dos projetos em uma escola em tempo integral. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2021.
NASCIMENTO, M. G. C. de A. Trajetórias de vida de professores formadores: constituição de habitus profissionais. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.
NERES. A.; SANTOS, K. F. Missão Alfabetização: Desafios em tempos de Pandemia. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2022.
RABELLO. S. O. Os desafios enfrentados pelo aluno surdo no procecsso de alfabetização no município de Linhares. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2022.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em < http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisasdenominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf > Acesso em: 03 nov. 2017.
SANTOS, E. B.; ROSA, L. F. N. Escuta dos professores de Atendimento Educacional Especializado sobre práticas pedagógicas em tempos de pandemia nas escolas municipais de Linhares/ES. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2021.
SILVA, C. S. P.; FERREIRA, S. C. Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional: um estudo de caso no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2018.
SILVA, A. M. R.; SILVA, B. C. Educação Indígena: experiências de crianças Guarani no cotidiano de uma escola em Aracruz/ES. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2019.
TAKABATAKE, D. H.; SILVA, I. P. Ensino de matemática durante a pandemia de 2020: um estudo de caso em uma escola municipal de Linhares-ES. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2021.
TEIXEIRA, L. A. O Ensino Remoto/Híbrido dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Linhares. (Trabalho de Conclusão de Curso). Colegiado do Curso de Pedagogia. Faculdade de Ensino Superior de Linhares, Linhares, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.