MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO O USO DO SCRATCH EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Cidimar Andreatta Faculdade de Ensino Superior de Linhares https://orcid.org/0000-0001-5807-8896
  • Ivan Meloti Capuchio Faculdade de Ensino Superior de Linhares https://orcid.org/0000-0002-8122-5791
  • Salatiel dos Santos Ribeiro Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Ana Cláudia Correira da Silva Carminati Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Ana Paula dos Santos Silva Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4047

Palavras-chave:

Mapeamento. Scratch. Metodologia Ativa. Educação Básica.

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas envolvendo o uso do Scratch em processos de ensino e aprendizagem, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no período de 2019 a 2025, totalizando 42 trabalhos. O presente estudo de mapeamento teve como fonte de coleta de dados o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Procurou-se evidenciar como as pesquisas têm explorado o uso do Scratch em processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Ensino Superior. As características marcantes dos trabalhos como o aspecto central de pesquisa, metodologias, principais resultados, entre outros aspectos, foram objetos de discussão. A metodologia utilizada para este artigo foi a exploratória, de cunho bibliográfico, que constituiu no mapeamento das pesquisas envolvendo o uso do Scratch. Os resultados desta pesquisa demonstram, de um modo geral, que a maior parte das pesquisas envolvem trabalhos no contexto da Educação Básica com a utilização do Scratch, assim como a formação docente inicial e continuada. Os resultados demonstram ainda que os recursos digitais, quando aliados a práticas pedagógicas conscientes, promovem inovação, engajamento e inclusão no ensino da Matemática.

Biografia do Autor

Cidimar Andreatta, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Professor Titutal da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli.

Ivan Meloti Capuchio, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Professor Efetivo da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli.

Salatiel dos Santos Ribeiro, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Professor Efetivo da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli.

Ana Cláudia Correira da Silva Carminati, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares.

Ana Paula dos Santos Silva, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Andreatta, C., Meloti Capuchio, I., dos Santos Ribeiro, S., Correira da Silva Carminati, A. C., & dos Santos Silva, A. P. (2025). MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO O USO DO SCRATCH EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 10(1), 1–19. https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4047