MAPEAMENTO DE PESQUISAS ENVOLVENDO O USO DO SCRATCH EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4047Palavras-chave:
Mapeamento. Scratch. Metodologia Ativa. Educação Básica.Resumo
O presente artigo apresenta um mapeamento de pesquisas envolvendo o uso do Scratch em processos de ensino e aprendizagem, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no período de 2019 a 2025, totalizando 42 trabalhos. O presente estudo de mapeamento teve como fonte de coleta de dados o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Procurou-se evidenciar como as pesquisas têm explorado o uso do Scratch em processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Ensino Superior. As características marcantes dos trabalhos como o aspecto central de pesquisa, metodologias, principais resultados, entre outros aspectos, foram objetos de discussão. A metodologia utilizada para este artigo foi a exploratória, de cunho bibliográfico, que constituiu no mapeamento das pesquisas envolvendo o uso do Scratch. Os resultados desta pesquisa demonstram, de um modo geral, que a maior parte das pesquisas envolvem trabalhos no contexto da Educação Básica com a utilização do Scratch, assim como a formação docente inicial e continuada. Os resultados demonstram ainda que os recursos digitais, quando aliados a práticas pedagógicas conscientes, promovem inovação, engajamento e inclusão no ensino da Matemática.
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