RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO (1ª À 6ª CLASSE) EM MOÇAMBIQUE PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2461Keywords:
Training, teacher training, ongoing trainingAbstract
The objective of this research is to analyze the relevance of continuous training of primary school teachers (1st to 6th class) for improving the Teaching and Learning Process at Escola Primaria 1 ͣ de Maio - Chimoio. There are factors that condition the teaching and learning process, namely: infrastructure, distance or location of schools, teacher motivation, teacher training, etc. The methodological procedure was qualitative and bibliographic and descriptive analysis of articles, theses and dissertations published and supported by authors such as: MAHALAMBE (2019), MILANIE (2010), NOVÓA (1987), FERREIRA (1994), CAMPOS (2002), AGIBO (2015), combined with approaches to continuous teacher training of primary education. Through the analysis of the writings of these authors, they pointed out that teachers understand the relevance of continuous training for improving the teaching and learning process, however, some still present some difficulties, regarding what is learned in training and reality in the classroom, in the specific case of dealing with students with special educational needs.
References
AGIBO, J. M.. Modelo de formação de professores em Moçambique: uma análise no processo hisórico. Universidade de Uberaba de Brasil 2015.
CAMPOS, R. F. A reforma de formação inicial dos professores da Educacao basica nos anos de 1990. Edições Afrontamento, Porto. 2012.
DIÉGUES, R. Formação de professores. Cultura académica. São Paulo. 1980.
FERREIRA, C. A. Olhares de futuros professores sobre a metodologia de trabalho de projecto. Editora UFPR. Curitiba, Brasil. 2004.
FERREIRA, F. Formação Contínua e Unidade do Ensino Básico: O Papel dos Professores das Escolas e dos Centros de Formação. Porto editora, Lda. Porto 1994 p. 181.
GONÇALO, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Instituto Paulo Freire. São Paulo. 2017.
INDE/MINEDH. (2019). Formação de Professores de Ensino Primário e Educadores de adultos. Moçambique.
LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências editora positivo. Curitiba. 2009 p. 12.
MAHALAMBE, F. M.. Estudos sobre formação inicial de professores em Mocambique e sua Relação com as politicas de formação de professores (2012-2017). Faculdade de psicologia e de Ciências de Educação, Porto. 2019.
MARCONI M. A. & LAKATOS E. M.. Fundamentos da Metodologia Cientifica ( ed ). Editora atlas SA. São Paulo. 2003.
MATAVELE, H. J. Formação e Profissionalidadeum estudo na Formação Inicial de Professores do EnsinoBásico em Moçambique. Aveiro.2016.
MILANIE, R. Colecção Formação de Professores: Pedagogia do Português – 1° ciclo. Maputo: Plural editores/Grupo Porto Editora. Maputo. 2010.
MINAYO, M.C.S. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz 2006.
MINEDH (2016). Manual de Implementação da Formação Contínua. Maputo.
MINEDH (Maio de 2020). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo.
NOVÓA, A. O professor se forma na Escola. Porto Editora. Porto. 1995.
NOVÓA. A. Formação de professores e profissao docente. Lisboa: Instituto Nacional de Investigacao Cientifica. Lisboa 1987.
PONTE J. L. a formação continua de porofessores, na perspectiva de educacao inclusiva. Universidade Federal de Alagoas. Maceio.Brasil 1998.
PRYJMA, N.A. Formação Contínua de Professores de Português como Estratégia de Implementação do Plano Curricular do Ensino Básico. Mocambique.2013.
RIBEIRO, A. (1999). Desenvolvimento Curricular (8 ed.). Texto Editora, Lda. Lisboa
SILVA, C,R. Uma gestão de qualidade de ensino básico em Moçambique. Revista de gestão e tecnologia. Florianópolis.2012.
TARDIF, P.M. A importancia da formação de professores da Educacao básica: A arte de ensinar e fazer quotidiano. Edições técnicas, Lda. Lisboa.2012.
VSO. (2012). Professores Falando Contribuições dos professores primários para a qualidade. Maputo. VSO.
Legislação
Lei 18/18 de 28 de Dezembro, (estabelece o regime do Sistema Nacional de Educação em Moçambique). Constituição da República. Moçambique.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.