ACTIVIDADE FISICA E SAÚDE EM IDOSOS: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE ACOLHIMENTO DE IDOSO DE LHANGUENE

Autores

  • Pinto Salazar Hobjuane   Universidade Pungue
  • João Francisco de Carvalho choe Universidade Pungue

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2433

Palavras-chave:

Palavras-chave: actividade física; saúde; idosos; centro de acolhimento; lhanguene

Resumo

A presente pesquisa  de uma forma geral objetivou : reflectir sobre as actividade física e saúde em idosos no centro de acolhimento de idoso de Lhanguene. Nesta perspetiva, a presente pesquisa tem como tema: actividade física e saúde em idosos: estudo de caso do centro de acolhimento de idoso de lhanguene. De carácter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa. Foram participantes desta pesquisa 21 sujeitos dentre os quais, 1 responsável do centro de acolhimento de idoso de lhanguene e 10 idosos de sexo feminino e 10 de sexo masculino, com idades compreendidas entre 50 a 70 anos. Como instrumento de recolha de dados foi usado um guião de entrevista. O guião da entrevista para os idosos e o responsável do centro de acolhimento de idoso de lhanguene. A análise das entrevistas realizadas baseou-se na análise de conteúdo, que foi sistematizada. Os resultados da pesquisa obtidos através de relatos dos dois subgrupos evidenciaram que existem programas um programa de actividade física para o bem dos idosos, conclui se também que o centro de acolhimento de idoso de Lhanguene adopta programas para ajudar o idoso na actividade física e portanto, que em função de que o estudo teve por análise os ganhos sociais e psicológicos ao idoso verificou-se que as atividades mais recomendadas são as que levam o indivíduo a encontrar outras pessoas. Pela discussão das idéias principias dos autores, referentes aos efeitos psicológicos e sociais verificamos que as actividades mais recomendadas são: dança, hidroginástica, atividades de lazer e recreação (jogos, exporte, jogos de tabuleiros e cartas, entre outros), caminhada e ginástica.

Referências

ALMEIDA, I.M.F.(2013) Influência do exercício físico na prevenção e tratamento da osteoporose: revisão bibliográfica.

ANDEOTTI R. A.(1999) Efeitos de um programa de Educação Física sobre as atividades da vida diária em idosos. São Paulo [dissertação]. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

ANTUNES, H. K. M, et al. (2006) Alterações cognitivas em idosas decorrentes do exercício físico sistematizado. Rev Bras Med Esporte, v. 12, n. 2.

ARAÚJO, C.J.F. (2011)Efeitos do exercício físico sobre os fatores de risco de quedas em idosos. Tese de doutorado. Universidade do Porto, Portugal.

ASSIS, M; HARTZ. Z.M; VALLA, V.V. (2004) Programas de promoção da saúde do idoso: uma revisão da literatura científica no período de 1990 a 2002. Ciência e

Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 557-81, Set.

BARROS, M.M.L. (2007) Velhice ou terceira idade? Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV.

BAUR, R. (1984) Ginástica, jogo e esporte na idade mais avançada Rio de Janeiro: ao livro técnico.

BENEDETTI, T.R. B. et al. (2008) Atividade física e estado de saúde mental de idosos. Rev Saúde Pública, v. 42, n. 2, p. 302-7, 2008.

CASSOU, A. C. N.; FERMINO, R. C.; SANTOS, M. S.; RODRIGUEZ-AÑEZ, C. R.; et al. (2008) Barreiras para a atividade física em idosos: uma análise por grupos focais.

Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 19, n. 3, p. 353-360, 3º. trim.

CAVALLARI, V. R. e ZACHARIAS, V. T(1998) trabalhando com recreação São Paulo: Ícone.

CICHOCK, M et al. (2017) Atividade física e modulação do risco cardiovascular. Rev Bras Med Esporte, v. 23, n. 1.

COELHO, F. et al.(2013) Exercício Físico no Envelhecimento Saudável e Patológico: Da teoria à prática. 1 ed.Curitiba: CRV, 462p.

COELHO, F.G.M; JÚNIOR, JAIR .S.V.(2014) Atividade Física e Saúde Mental do Idoso. Rev Bras Ativ Fis Saúde, p. 663-664.

FREITAS, C. et al. (2007) Aspectos motivacionais que influenciam a adesão a manutenção de idosos a programas de exercícios físicos. Rev Bras Cineantrop & Desemp humano, v. 9, n.1.

LEITE, P. F. EXERCÍCIO, (1996) envelhecimento e promoção de saúde: fundamentos da prescrição de exercícios para idosos Belo Horizonte: Health.

LOPEZ, E. A. (1995) Idade inútil? Como se preparar para tirar proveito da velhice São Paulo: Paulinas.

MATSUDO, S. M. M. (1997) Atividade física para a terceira idade Brasília: Sesi-DN.

MAZINI FILHO, M. L. et al. (2010) Atividade física e envelhecimento humano: a busca pelo envelhecimento saudável. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 7, n. 1.

MAZO, G. Z, LOPES, M. A. E BENEDETTI, T. B.(2001) Educação física e o idoso: concepção gerontológica Porto Alegre: Sulina.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2010) Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção a saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Série Pactos pela Saúde 2006, v. 12. Brasília: Ministério da Saúde.

NOGUEIRA, I. C. et al. (2012) Efeitos do exercício físico no controle da hipertensão arterial em idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 15, n. 3, p. 587-601.

NOVAES, M. H. (1995) Psicologia da terceira idade: conquistas possíveis e rupturas necessárias Rio de Janeiro: Grypho.

OKUMA, S. S.(1998) O idoso e a atividade física 1ed. São Paulo: Papirus.

RAUCHBACH, R. (2001) A atividade física para a 3ª idade: envelhecimento ativo, uma proposta para a vida 2 ed. Londrina: Midiograf.

VARGAS, H. B. (1983) Psicologia do envelhecimento São Paulo: Fundo Editorial.

WAGORN, Y, THÉBERGE, S. E ORBON, W. (1991) Manual de ginástica e desporto para a terceira idade São Paulo: Marco Zero.

Colocar espaço simples (1,5cm) entre uma referência e outra. Favor formatar de acordo com a ABNT 6023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

PintoSalazarHobjuane , & choe, J. F. de C. (2024). ACTIVIDADE FISICA E SAÚDE EM IDOSOS: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE ACOLHIMENTO DE IDOSO DE LHANGUENE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2433

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)