Calorímetro alternativo com material de baixo custo:
estratégia didática para o ensino de termoquímica
Keywords:
ensino investigativo, reação de neutralização, experimentaçãoAbstract
O ensino de Química necessita de aulas que envolva os estudantes com atividades investigativas. O objetivo do estudo foi a construção de um calorímetro alternativo com material de baixo custo. O experimento foi realizado no mês maio em 2022, no Instituto de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins IFTO campus Paraíso do Tocantins, com a participação de 25 alunos do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Agroindústria com idades entre 15 a 18 anos, sendo 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O direcionamento do estudo realizado é de caráter experimental e quantitativo. O calorímetro construído foi utilizado na determinação da entalpia de dissolução do cloreto de potássio (KCl), hidróxido de potássio (KOH) em água destilada e calor da reação de neutralização das soluções ácido clorídrico (HCl) 0,5 mol/L molar e Hidróxido de sódio (NaOH) 0,5 mol/L. Após o experimento os alunos responderam um questionário. A construção do calorímetro alternativo elaborado com material de baixo custo auxiliou a aprendizagem, colaborando como desenvolvimento de um conhecimento significativo visando à melhoria do ensino através de uma melhor absorção do conhecimento sobre estudo da entalpia de neutralização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.