A CULTURA ORGANIZACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Cultura organizacional, comportamento, paradigmasResumo
O presente artigo discursa sobre a relevância da cultura organizacional no âmbito das empresas e sabe-se que a cultura está presente em todos os ambientes da organização. O trabalho descreve as características da cultura organizacional e sua influência sobre o meio onde a mesma está estabelecida. Na administração, cultura organizacional é um dos maiores focos para entender as necessidades das pessoas envolvidas na organizacional, consequentemente, relacionar este processo com o resultado de metas almejadas. A pesquisa foi desenvolvida por caráter teóricoempírico, com o objetivo de contextualizar se a cultura organizacional e o comportamento da organização estão significativamente associados ao desempenho profissional, este artigo visa identificar as principais influências decorrentes das diferentes culturas dentro de uma organização, relacionadas à mudança de paradigmas que podem interferir no funcionamento dos processos e no desempenho dos trabalhadores, também abordou como realizar a avaliação dos funcionários na organização com as culturas distintas, e define-se que é necessário abordar o foco em determinadas dimensões coletivas da empresa, pois para analisar o comportamento é preciso apresentar feedbacks constantes e o desenho das etapas de trabalho. Assim, pode-se definir estratégias e planos de ação para administrar pessoas e equipes, melhorar o nível de desempenho, estimulando e despertando o interesse nos colaboradores, avaliando a subjetividade humana e minimizando os efeitos advindos desse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.