CLIMA ORGANIZACIONAL:
UMA APRECIAÇÃO DE SEU SIGNIFICADO E A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO FATOR INFLUENCIADOR NO DESEMPENHO EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Clima organizacional, endomarketing, motivaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre o significado de clima organizacional e analisar o endomarketing como ferramenta influenciadora no clima e no desempenho empresarial. O clima organizacional representa a ideia que os colaboradores têm a respeito da organização no que se refere ao seu ambiente de trabalho, por isso, é importante que seja dada a devida importância a esse fator, sobretudo porque, ele influencia na motivação dos indivíduos que atuam na organização. O endomarketing, oriundo do marketing tradicional, evoluiu para proporcionar a comunicação interna entre gerência, colaborador e seus componentes que constituem a gestão do endomarketing. A pesquisa foi desenvolvida por caráter teórico empírico, a fim de contextualizar se o endomarketing realmente é capaz de influenciar e melhorar o clima organizacional através de suas ferramentas que são voltadas para encantar o cliente interno (colaborador). Portanto, este artigo visa responder questões sobre a maneira como o endomarketing pode auxiliar na melhora do clima organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.