A CULTURA ORGANIZACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Cultura organizacional, comportamento, paradigmasResumo
O presente artigo discursa sobre a relevância da cultura organizacional no âmbito das empresas e sabe-se que a cultura está presente em todos os ambientes da organização. O trabalho descreve as características da cultura organizacional e sua influência sobre o meio onde a mesma está estabelecida. Na administração, cultura organizacional é um dos maiores focos para entender as necessidades das pessoas envolvidas na organizacional, consequentemente, relacionar este processo com o resultado de metas almejadas. A pesquisa foi desenvolvida por caráter teóricoempírico, com o objetivo de contextualizar se a cultura organizacional e o comportamento da organização estão significativamente associados ao desempenho profissional, este artigo visa identificar as principais influências decorrentes das diferentes culturas dentro de uma organização, relacionadas à mudança de paradigmas que podem interferir no funcionamento dos processos e no desempenho dos trabalhadores, também abordou como realizar a avaliação dos funcionários na organização com as culturas distintas, e define-se que é necessário abordar o foco em determinadas dimensões coletivas da empresa, pois para analisar o comportamento é preciso apresentar feedbacks constantes e o desenho das etapas de trabalho. Assim, pode-se definir estratégias e planos de ação para administrar pessoas e equipes, melhorar o nível de desempenho, estimulando e despertando o interesse nos colaboradores, avaliando a subjetividade humana e minimizando os efeitos advindos desse processo.
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