CAPACITAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Palavras-chave:
capacitação docente, educação inclusiva, educação especial, pessoa com deficiênciaResumo
Este estudo tem por objetivo demonstrar a necessidade da capacitação do corpo docente de Instituições de Ensino Superior, no que se refere ao atendimento a alunos com deficiência física. É de suma importância efetuar avaliações periódicas com o corpo docente, verificando, assim, se o mesmo encontra-se apto para atuar junto aos alunos com necessidades especiais, especialmente aos portadores de deficiência física, a fim de possibilitar a inserção de mecanismos necessários e capazes de aliar aos instrumentos metodológicos existentes, promovendo um melhor desenvolvimento acadêmico. A educação inclusiva representa uma possível solução para que os docentes desenvolvam seu papel enquanto educadores. Considerar ser necessária a capacitação do corpo docente para o atendimento a grupos de alunos com deficiência física ou necessidades especiais, com intuito de poder ajudá-los e incentivá-los a aprender, compreender e desenvolver o seu potencial, superando as dificuldades a partir de sua própria realidade. A metodologia utilizada é a de revisão literária, com foco na análise descritiva e, quanto ao modo da pesquisa, utilizou-se a qualitativa tão logo percebeu- se os aspectos éticos da educação inclusiva. Trata-se de um empreendimento necessário para uma área de pesquisa e atuação com legislação própria, mecanismos didáticos valorosos e uma receptividade social moderna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.