GESTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANTAGONISTA OU COOPERADOR DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3910Palavras-chave:
Gestão escolar; educação infantil; liderança democrática.Resumo
A gestão escolar na educação infantil busca o desenvolvimento integral da criança, com foco no seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. No entanto, a figura do gestor escolar ainda é frequentemente associada à práticas burocráticas e distanciadas da realidade pedagógica cotidiana. Esse cenário se mostrou desafiador quando se analisou a atuação do gestor na articulação com os professores e na condução de projetos pedagógicos na educação infantil. O tema em questão delimitou-se na análise da atuação do gestor escolar nesse segmento, problematizando se sua postura é de cooperadora ou antagonista em relação às práticas docentes. A presente pesquisa mostra a ͏importância de uma liderança ativa,͏ sensível às particularidades da infância e compromissada com o trabalho dos professores. Termina-se com a ideia que a superação das dificuldades͏ enfrentadas na ͏educação infantil depende da gestão escolar ͏promover diálogo, escuta ativa, um ͏engajamento com o coletivo durante a construção prática e significativa para desenvolvimento as crianças.
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