A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DA CRIANÇA

Autores

  • Daniela Lourenco de Brito faceli
  • Nicoli Sacramento Chagas faceli
  • Rosanea Pagoto faceli

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3899

Palavras-chave:

Escola; Família; Interferência; Desempenho.

Resumo

Este artigo tem como tema a relação família e escola na interferência no desenvolvimento acadêmico da criança, pois observa-se que os papéis envolvendo a educação estão se invertendo, as famílias costumam abrir mão exacerbadamente do direito de educar e transmitir os valores a seus filhos, deixando a responsabilidade, muitas vezes, para a escola não detém este direito de forma total, sendo que algumas condutas são obrigação da família. Partindo desses preceitos, esta pesquisa trata de analisar como a relação família e escola interferem no desempenho acadêmico da criança. A metodologia adotada é uma revisão bibliográfica qualitativa e foca em estudos que discutem o tema desta pesquisa. Nos resultados, foi possível concluir que a relação entre família e escola pode interferir significativamente no desenvolvimento acadêmico da criança, existindo maneiras pelas quais essa relação pode impactar, como suporte emocional, comunicação eficaz, expectativas e valores, apoio ao aprendizado, desenvolvimento de habilidades e melhoria do desempenho.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Lourenco de Brito, D., Sacramento Chagas , N. ., & Pagoto, R. . (2025). A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DA CRIANÇA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–14. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3899