TRABALHANDO O SISTEMA MONETÁRIO DE FORMA DIFERENCIADA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cejana Costa e Silva Rede Municipal de Educação de Aragarças-GO
  • Edinária Costa do Nascimento Rede Municipal de Educação de Barra do Garças-MT
  • Nathania Oliveira Santos E.C.I.M.prof.José Nogueira,Aragarças-GO
  • Sarah Steffany Guimarães dos Santos Graduanda em Pedagogia ,Faculdade Anhanguera.
  • Simone Guimarães Barros Rede Municipal de Educação de Barra do Garças-MT

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3916

Palavras-chave:

Gestão escolar; educação infantil; liderança democrática.

Resumo

Este trabalho buscou relatar uma experiência pedagógica realizada com alunos do 3º ano E da CMEB Elizabeth Sanchez Lacerda envolvendo a disciplina de matemática, especificamente conteúdos relacionados ao sistema monetário brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um relato de experiência. A coleta de dados utilizou diário de campo, registros audiovisuais, observações e rodas de conversa com os alunos. A análise foi interpretativa, com foco nos significados das interações e nos avanços das aprendizagens. O resultado foi um texto formal e reflexivo que expressa as contribuições da experiência. Como principais resultados é possível afirmar que a atividade desenvolvida sobre o sistema monetário brasileiro evidenciou o valor de práticas contextualizadas no ensino da Matemática. Os alunos participaram com entusiasmo, aprenderam de forma significativa e desenvolveram competências sociais e cognitivas. A experiência mostrou que a matemática ganha sentido quando vinculada ao cotidiano e à vivência concreta dos estudantes.

Palavras-chave: Educação; Ensino; Escola.

 

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Costa e Silva, C., Costa do Nascimento, E. ., Oliveira Santos, N., Guimarães dos Santos, S. S., & Guimarães Barros, S. . (2025). TRABALHANDO O SISTEMA MONETÁRIO DE FORMA DIFERENCIADA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–13. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3916

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