IMPACTOS DE UMA REVISÃO ANATÔMICA EM CADÁVER NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE MEDICINA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i5.3385Palavras-chave:
Anatomia Humana, Cadáver, Ciências Morfofuncionais, Aprendizagem PráticaResumo
O presente relato de experiência discorre sobre um minicurso intitulado Revisão Anatômica no Cadáver. A atividade foi realizada durante a X Semana Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri, na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri em Teófilo Otoni-MG, sob a organização da Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas. Esse minicurso teve a finalidade de proporcionar aos participantes uma revisão prática de estruturas anatômicas clinicamente relevantes por meio do contato direto com o cadáver, além de abordar aspectos éticos e técnicos do uso de corpos humanos para fins de estudo. O objetivo do relato é registrar e descrever o impacto da experiência no aprendizado em anatomia humana na perspectiva dos estudantes que participaram do minicurso. Por meio da aplicação de formulários de percepção, as impressões dos alunos cursistas e da equipe executora sobre o minicurso foram coletadas. A análise dos questionários de percepção evidenciou a contribuição significativa do minicurso para a evolução e consolidação do aprendizado anatômico e para sensibilização ética dos futuros profissionais da área médica. Além disso, o minicurso fortaleceu a compreensão da morfologia macroscópica do corpo humano, permitiu visualização das relações anatômicas entre as estruturas corporais e observação de variações anatômicas in situ.
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