RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO (1ª À 6ª CLASSE) EM MOÇAMBIQUE PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • João Francisco de Carvalho choe universidade pungue
  • Carla Maria dos Anjos Casimiro Chemane Universidade Pedagógica de Maputo
  • Vaz Fernando Baera Universidade Pedagógica de Maputo
  • Mery José Antonio Universidade Pedagógica de Maputo
  • Lucas Fernando Mulhovo Universidade Pedagógica de Maputo

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2461

Palavras-chave:

Formação, formação de professores, formação contínua

Resumo

A presente pesquisa tem como objectivo analisar a relevância da formação contínua dos professores do ensino primário (1ª à 6ª classe) para a melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Primaria 1 ͣ de Maio - Chimoio. Existem factores que condicionam o processo de ensino e aprendizagem, a saber: a infra-estrutura, a distância ou localização das escolas, a motivação dos professores, a formação de professores, etc.O procedimento metodológico usado para a pesquisa considerou a abordagem qualitativa, análises bibliográfica e descritiva de artigos, teses e dissertações publicadas e suportada pelos autores como:  MAHALAMBE ( 2019), MILANIE (2010), NOVÓA (1987), FERREIRA (1994), CAMPOS (2002), AGIBO (2015), combinado com abordagens sobre a formação contínua dos professores do ensino primário. Por meio da análise dos escritos destes autores e dos dados apurados no local do estudo, apurou-se que os professores, compreendem a relevância da formação contínua para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contudo, alguns ainda apresentam diversas dificuldades relacionadas ao que se aprende na formação e à realidade na sala de aula, no caso concreto de lidar com alunos com necessidades educativas especiais.

Referências

AGIBO, J. M.. Modelo de formação de professores em Moçambique: uma análise no processo hisórico. Universidade de Uberaba de Brasil 2015.

CAMPOS, R. F. A reforma de formação inicial dos professores da Educacao basica nos anos de 1990. Edições Afrontamento, Porto. 2012.

DIÉGUES, R. Formação de professores. Cultura académica. São Paulo. 1980.

FERREIRA, C. A. Olhares de futuros professores sobre a metodologia de trabalho de projecto. Editora UFPR. Curitiba, Brasil. 2004.

FERREIRA, F. Formação Contínua e Unidade do Ensino Básico: O Papel dos Professores das Escolas e dos Centros de Formação. Porto editora, Lda. Porto 1994 p. 181.

GONÇALO, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Instituto Paulo Freire. São Paulo. 2017.

INDE/MINEDH. (2019). Formação de Professores de Ensino Primário e Educadores de adultos. Moçambique.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências editora positivo. Curitiba. 2009 p. 12.

MAHALAMBE, F. M.. Estudos sobre formação inicial de professores em Mocambique e sua Relação com as politicas de formação de professores (2012-2017). Faculdade de psicologia e de Ciências de Educação, Porto. 2019.

MARCONI M. A. & LAKATOS E. M.. Fundamentos da Metodologia Cientifica ( ed ). Editora atlas SA. São Paulo. 2003.

MATAVELE, H. J. Formação e Profissionalidadeum estudo na Formação Inicial de Professores do EnsinoBásico em Moçambique. Aveiro.2016.

MILANIE, R. Colecção Formação de Professores: Pedagogia do Português – 1° ciclo. Maputo: Plural editores/Grupo Porto Editora. Maputo. 2010.

MINAYO, M.C.S. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz 2006.

MINEDH (2016). Manual de Implementação da Formação Contínua. Maputo.

MINEDH (Maio de 2020). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo.

NOVÓA, A. O professor se forma na Escola. Porto Editora. Porto. 1995.

NOVÓA. A. Formação de professores e profissao docente. Lisboa: Instituto Nacional de Investigacao Cientifica. Lisboa 1987.

PONTE J. L. a formação continua de porofessores, na perspectiva de educacao inclusiva. Universidade Federal de Alagoas. Maceio.Brasil 1998.

PRYJMA, N.A. Formação Contínua de Professores de Português como Estratégia de Implementação do Plano Curricular do Ensino Básico. Mocambique.2013.

RIBEIRO, A. (1999). Desenvolvimento Curricular (8 ed.). Texto Editora, Lda. Lisboa

SILVA, C,R. Uma gestão de qualidade de ensino básico em Moçambique. Revista de gestão e tecnologia. Florianópolis.2012.

TARDIF, P.M. A importancia da formação de professores da Educacao básica: A arte de ensinar e fazer quotidiano. Edições técnicas, Lda. Lisboa.2012.

VSO. (2012). Professores Falando Contribuições dos professores primários para a qualidade. Maputo. VSO.

Legislação

Lei 18/18 de 28 de Dezembro, (estabelece o regime do Sistema Nacional de Educação em Moçambique). Constituição da República. Moçambique.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

choe, J. F. de C., Carla Maria dos Anjos Casimiro Chemane, Vaz Fernando Baera, Mery José Antonio, & Lucas Fernando Mulhovo. (2024). RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO (1ª À 6ª CLASSE) EM MOÇAMBIQUE PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2461

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.