COMPREENSÃO E DIFICULDADES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL NO MUNICIPIO DE PIUM-TO

Autores

  • Lucas do Carmo Gonçalo Instituto Federal do Tocantins
  • Sérgio Luis Melo Viroli Instituto Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3982-1183
  • Gustavo Lopes Alves Instituto Federal do Tocantins
  • Marcos Barbosa Nunes Silva Instituto Federal do Tocantins
  • Mateus Barbosa Nunes Silva Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2392

Palavras-chave:

dificuldade de aprendizagem, ensino de matemática, ensino médio

Resumo

A maioria dos estudantes demonstra dificuldades de compreensão dos conteúdos matemáticos ministrados pelos professores. Essas dificuldades são originadas pelos métodos inadequados de ensino, professores desqualificados, falta de infraestrutura para o ensino, traumas das séries anteriores e fatores psicológicos. Diante do exposto, surgiu a investigação para compreender as dificuldades apresentadas na aprendizagem dos conteúdos matemáticos ministrada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio em um colégio público estadual localizada no município de Pium–TO. A pesquisa foi realizada no mês junho de 2023, de forma quantitativa, quantificando e convertendo os dados da pesquisa em números e percentuais. O local pesquisado foi um colégio de ensino médio, localizado na área urbana, na Cidade de Pium, Estado do Tocantins, com 300 alunos matriculados, com acesso aos livros didáticos e internet e professores efetivos. Foi utilizado um questionário semiestruturado para coleta de dados, previamente elaborado, composto por questões abertas e fechadas. O questionário foi realizado com 50 estudantes do 1º ano do ensino médio. O estudo demonstrou que 40% gostam de estudar Matemática, sendo que 52% dedicam menos de 1 hora para estudar e 70% consideram a disciplina como de difícil compreensão. A pesquisa destacou que 76% dos alunos afirmaram que o professor(a) utiliza a forma expositiva como método de ensino e 80% relataram que o professor(a) não utiliza nenhum recurso durante as aulas. Com relação ao aprendizado, 56% não sabem o que é e para que serve matemática, 72% não interpretam e relacionam os conceitos matemáticos, 80% têm dificuldade interpretação das questões e 88% não possuem habilidade do cálculo. É necessário desenvolver estratégias de ensino que auxiliem a compreensão do estudante durante a ministração dos conteúdos matemáticos em sala de aula, motivando e despertando o interesse dos alunos pela disciplina da Matemática para que ela se torne menos abstrata.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

do Carmo Gonçalo, L., Melo Viroli, S. L., Lopes Alves, G., Barbosa Nunes Silva , M. ., & Barbosa Nunes Silva, M. . (2024). COMPREENSÃO E DIFICULDADES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL NO MUNICIPIO DE PIUM-TO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2392