COMPREENSÃO E DIFICULDADES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL NO MUNICIPIO DE PIUM-TO

Autores/as

  • Lucas do Carmo Gonçalo Instituto Federal do Tocantins
  • Sérgio Luis Melo Viroli Instituto Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3982-1183
  • Gustavo Lopes Alves Instituto Federal do Tocantins
  • Marcos Barbosa Nunes Silva Instituto Federal do Tocantins
  • Mateus Barbosa Nunes Silva Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2392

Palabras clave:

dificuldade de aprendizagem, ensino de matemática, ensino médio

Resumen

A maioria dos estudantes demonstra dificuldades de compreensão dos conteúdos matemáticos ministrados pelos professores. Essas dificuldades são originadas pelos métodos inadequados de ensino, professores desqualificados, falta de infraestrutura para o ensino, traumas das séries anteriores e fatores psicológicos. Diante do exposto, surgiu a investigação para compreender as dificuldades apresentadas na aprendizagem dos conteúdos matemáticos ministrada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio em um colégio público estadual localizada no município de Pium–TO. A pesquisa foi realizada no mês junho de 2023, de forma quantitativa, quantificando e convertendo os dados da pesquisa em números e percentuais. O local pesquisado foi um colégio de ensino médio, localizado na área urbana, na Cidade de Pium, Estado do Tocantins, com 300 alunos matriculados, com acesso aos livros didáticos e internet e professores efetivos. Foi utilizado um questionário semiestruturado para coleta de dados, previamente elaborado, composto por questões abertas e fechadas. O questionário foi realizado com 50 estudantes do 1º ano do ensino médio. O estudo demonstrou que 40% gostam de estudar Matemática, sendo que 52% dedicam menos de 1 hora para estudar e 70% consideram a disciplina como de difícil compreensão. A pesquisa destacou que 76% dos alunos afirmaram que o professor(a) utiliza a forma expositiva como método de ensino e 80% relataram que o professor(a) não utiliza nenhum recurso durante as aulas. Com relação ao aprendizado, 56% não sabem o que é e para que serve matemática, 72% não interpretam e relacionam os conceitos matemáticos, 80% têm dificuldade interpretação das questões e 88% não possuem habilidade do cálculo. É necessário desenvolver estratégias de ensino que auxiliem a compreensão do estudante durante a ministração dos conteúdos matemáticos em sala de aula, motivando e despertando o interesse dos alunos pela disciplina da Matemática para que ela se torne menos abstrata.

Citas

AVILA, L.A.B.; LIMA, ROSÁRIO, V.M.; LARA, I.C.M. Intervenções psicopedagógicas e discalculia do desenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. e80/ 1-21, set. 2019. Disponível em: https://hdl.han

dle.net/10923/18952. Acesso em 20 set. 2023

AZEVEDO L. da S. A educação matemática na percepção dos alunos no contexto da gestão escolar. Monografia (especialização Lato Sensu em Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1056/Azevedo_Luciana_

da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10. ago. 2023

BARROS, J. de. Dificuldades de aprendizagem. In: Brasil Escola, 2019.

BERNARDES, A. O.; LIMA, A. de S.; GIRALDO, V. A percepção dos alunos de Ensino Médio de uma escola pública sobre o ensino de Matemática. Revista Educação Pública, v. 20, nº 28, 28 de julho de 2020. Disponível em: https://educacaopu

blica.cecierj.edu.br/artigos/20/28/a-percepcao-dos-alunos-de-ensino-medio-de-uma-

escola-publica-sobre-o-ensino-de-matematica. Acesso em 11 ago. 2023

BRUM, W. P. Crise no ensino de matemática: amplificadores que potencializam o fracasso da aprendizagem. São Paulo: Clube dos Autores, 2013.

CARNEIRO, L. de N. S. Aprendizagem da matemática: Dificuldades para aprender

conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio. TCC (Trabalho de conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática). Universidade Federal do Pará, Castanhal, PA. 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix

/603/6/TCC_AprendizagemMatematicaDificuldades.pdf Acesso em 10 set. 2023.

GUEDES, D.F.; BLANCO, M.B.; NETO, J.C. Discalculia: Uma revisão sistemática de literatura nas produções brasileiras. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view

/29947. Acesso em 10 .2024

GOMES, J. A. de J.; SABIÃO, R. M. Discalculia: Dificuldades no Ensino e Aprendizagem

da Matemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, ed. 02, v. 02, pp. 80-97, 2018. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.

nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/discalculia.pdf. Acesso em 2 set. 2023.

HOLANDA, M. D. M. de; FREITAS, I. B.; RODRIGUES, A. C. da S. Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 2, 2020. https://doi.org/10.22481/

rid-uesb.v5i2.7160.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisas em educação: uma abordagem qualitativa (2ª ed). Rio de Janeiro, RJ: Editora Pedagógica e Universitária. 2013.

MANZINI, E. J. Entrevista semiestrutura: análise de objetivos e roteiros. 2004. Disponível em: http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

MASOLA, W. de J.; ALLEVATO, N. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun./mar. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.2411

/emd.v3n7a03.

MASOLA, W. de J.; VIEIRA, G; ALLEVATO, Norma. Ingressantes na Educação superior e suas Dificuldades em Matemática: uma Análise das Pesquisas Publicadas nos Anais dos X e XI ENEMs. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, SÃO Paulo. Anais do XII ENEM: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM/SBEM-SP, 2016, p. 1-13. Disponível em: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p64-74.

MENEZ, M. P. M. de; LIMA, T. A. M. As dificuldades de aprendizagem da Matemática na Educação Básica e seus reflexos no Curso de Licenciatura em Física do IFCE – Campus Tianguá. Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, n. 2, p. e2001, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4560.

OLIVEIRA, E. A. de C.; OLIVEIRA, M de F. A. de. Dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática. Revista Práxis v. 3 n. 5. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.25119/praxis-3-5-973.

PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, n. 38, p. 105-119. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p105-119.

PONTE, J. P. A didática da matemática e o trabalho do professor. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11831. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/ rbecm/arti

cle/view/11831. Acesso em: 28 ago. 2023.

PREDIGER, J; BERWANGER, L.; MÖRS, M. F. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Re

vista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 4, 2009. Disponível em: https://univates.

br/revistas/index.php/destaques/article/view/39. Acesso em: 4 set.2023.

RESENDE, G.; MESQUITA, M. G. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de Matemática em escolas do município de Divinópolis /MG. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, nº 1, p.199-222, 2013. Disponível

em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/9841. Acesso em: 10 set. 2023.

ROMERO, C. S. Recursos Tecnológicos nas Instituições de Ensino: Planejar aulas de matemática utilizando softwares Educacionais. UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Novembro/2006. Disponível em: http://www.fig.br/fignovo/graduação.html. Acesso em:15 ago.2023.

SILVA, J. F. B. da; COUTINHO, D. J. G. Alfabetização matemática de crianças com discalculia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 29714–29730, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n12-117.

SILVA, W. C. Discalculia: uma abordagem à luz da Educação Matemática. Relatório Final para concretização do Projeto de Iniciação Cientifica, PIBIC, Universidade de Guarulhos, Guarulhos, 2008. Disponível em: http://www.educadores.

diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Silva.pdf. Acesso em: 25 ago.2023.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 1-14, 2004. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br /index.ph p/revista dech/article/view/245. Acesso em: 19 ago.2023.

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

do Carmo Gonçalo, L., Melo Viroli, S. L., Lopes Alves, G., Barbosa Nunes Silva , M. ., & Barbosa Nunes Silva, M. . (2024). COMPREENSÃO E DIFICULDADES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MINISTRADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL NO MUNICIPIO DE PIUM-TO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2392