O PEQUI (Caryocar brasiliense) E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3078

Palabras clave:

cerrado, gastronomia, óleo, valor nutricional pequi.

Resumen

O pequi (Caryocar brasiliense) cuja nomenclatura vem do Tupi, significa “casca espinhosa”, é um fruto do Cerrado brasileiro com alto destaque em diferentes fatores, isso se dá por suas inúmeras potencialidades e características químicas. Neste trabalho foi levantado que o pequi é um dos principais frutos do Cerrado, bioma este que ocupa 24% do território brasileiro, com plantas e espécies únicas, o Cerrado tem clima seco e sua flora se caracteriza por árvores retorcidas, pequenas e de raízes profundas. O pequi possui mais de 14 espécies diferentes e está espalhada por diferentes estados do Brasil. Além disso, o pequizeiro pode alcançar cerca de 20 metros e produzir 2.000 frutos por safra. O pequi é rico em fibras, lipídeos, calorias, vitaminas e minerais. Este fruto é capaz de movimentar a economia e nutrição de diversas famílias, um produto muito importante extraído da fruta é o óleo de pequi, possuindo capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Foi concluído também que a madeira do pequizeiro pode ser usada em construções civis e navais, além disso, a madeira é usada como matéria-prima em produções de arte e artesanato. Logo, vê-se que o pequi é um fruto valioso por suas diversas utilizações, seja na gastronomia, na sociedade, em meio econômico e agronômico. É também fonte de alimento e possível habitat de diferentes espécies, assim, conclui-se sua importância e utilidade na biodiversidade e vida humana no Cerrado brasileiro.

Biografía del autor/a

OTAVIO CABRAL NETO, IFTO

Formado em Zootecnia (2003) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), possui Mestrado (2005) em Zootecnia, Doutorado (2011) em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ) e Estagio Pós-Doutoral pelo PPGCTA/DTA/EMBRAPA Agroindústria de Alimentos. Tem experiência nas áreas de Zootecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Tipificação de Carcaças, Ovinocaprinocultura, Bovinocultura de corte, Bubalinocultura, Avaliação e Julgamento de Animais , Tecnologia e Qualidade de Carnes e Produtos Cárneos. Atualmente atua como Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas e no momento também se encontra como Coordenador dos Cursos de Agronegócio da unidade Palmas nas três formas de oferecimento: Ensino Médio Integrado, Superior e EaD/UAB.

Clauber Rosanova , IFTO

Graduado em Zootecnia pela UNESP - Jaboticabal, pós graduado em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica (EDUCON/NAIPPE), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutorado pelo programa de pós graduação em Ciências do Ambiente - PPG/CIAMB da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pós doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universidade Federal de Goiás UFG/EVZ na linha de pesquisa de Melhoramento e Reprodução Animal. Atuou como Coordenador do Curso de Zootecnia e docente da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), atuou ainda como Coordenador de Pesquisa junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFTO - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas e atualmente é professor EBTT dos cursos de Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Gestão do Agronegócio e de Zootecnia do IFTO Campus Palmas, Implantou e foi o 1 Coordenador do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFTO Campus Palmas no ano de 2020. Atua como Inspetor do Serviço de Registro Genealógico da ARCO - Associação Brasileira de Criadores de Ovinos. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção de pequenos ruminantes, comportamento animal e forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: pecuária de corte e leite, ovinocaprinocultura, etologia, bioclimatologia, arranjo produtivo local, desenvolvimento sustentável e análise e elaboração de projetos. Atualmente é pesquisador e orientador nos programas de iniciação científica do IFTO, CNPq e FAPT. É consultor e avaliador ad hoc de projetos de editais de pesquisa, extensão e ensino do IFTO, IFAL (Instituto Federal de Alagoas), IFAC (Instituto Federal do Acre) e FAPT (Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins). Lecionou as seguintes disciplinas: Introdução a Zootecnia, Fundamentos de Agronomia, Genética, Melhoramento Genético, Comportamento e Bem Estar Animal, Bioclimatologia Zootécnica, Ovinocultura, Caprinocultura, Produção e Manejo de Ruminantes, Fundamentos do Agronegócio, Aquicultura, Cadeias e Complexos Agroindustriais, Gestão de Empreendimentos Rurais, Consultoria no Agronegócio, Cadeias Produtivas de Produtos de Origem Animal, Gestão e Elaboração de Projetos entre outras.

Demis Carlos Ribeiro Menezes, IFTO

Graduação em Medicina Veterinária (2002), mestrado em Ciência Animal (2005), Especialização em Gestão de Sala de Aula de Nível Superior (2013) e Doutorado em Ciências Animais (2014). Professor EBTT do Campus Paraíso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Atua nas áreas de produção animal, zootecnia, biotecnologia agropecuária, agroindústria e reprodução animal e coordena grupo de pesquisa em Sistemas Integrados de Produção Agroindustriais.

Citas

BRAZ. J. Características físicas e nutricionais de pequis oriundos dos estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Brazilian Journal of Food Technologoy, v.17 n.3 , p. 198-203, 2014.

ALMEIDA, S. P.; SILVA, J. A. Piqui e buriti: importância alimentar à população dos cerrados. EMBRAPA – CPAC. Documentos, 54. v 1, p. 39, 1994.

ALTEFF, E. F. MARÇAL-JÚNIOR, O. Estimativas de riqueza, composição de espécies e conservação de aves em uma área protegida no Cerrado brasileiro, sudeste do Brasil: uma aplicação das listas de Mackinnon. Atualidades Orn , v. 211, p. 33-48, 2019.

ALVES, A.M. Características físicas e nutricionais de pequis oriundos dos estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Brazilian Journal of Food Technologoy, v.17, n.3, p.198-203, 2014.

ALMEIDA, Alyson Luiz Santos de . Avaliação ecológica do extrativismo do pequi ( Caryocar brasiliense) na Floresta Nacional do Araripe, Ceará: informações para um plano de uso sustentável, v.1, p.268-397, 2014.

AQUINO, L. P. Extração do óleo da polpa de pequi (Caryocar brasiliense): influência das variáveis operacionais. Dissertação (Mestrado em Ciência em Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, v.1, p. 95, 2007.

CAMPOS, Raquel Pires et al. *Elaboração e caracterização da farinha da casca de pequi.* Cadernos de Agroecologia [Volumes 1 (2006) a 12 (2017)] , v. 2, 2016.

DE OLIVEIRA, L.M.; DE OLIVEIRA, T.S.; DA COSTA, R.M.; MARTINS, J.L.R.; DE FREITAS, C.S.; GIL, E.S.; COSTA, E.A.; PASSAGLIA, R.C.A.T.; VAZ, B.G.; FILGUEIRA, F.P.; GHEDINI, P.C. Caryocar brasiliense induces vasorelation through endotelial Ca2+/Calmodulin and PI3K/AKT/eNOS-dependent signaling pathways in rats. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 28, n. 6, p. 1-8, 2018.

FLAUZINO, Camilla Aparecida de Oliveira. *Avaliação do potencial nutricional e antioxidante de resíduos de pequi (Caryocar brasiliense Camb.)obtidos após extração do óleo. Revista Acadêmica: Ciência Animal, v. 17, p. 161, 2020.

KLINK, Carlos A.; MACHADO, Ricardo B. *A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade,* v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005.

MEDEIROS, Giordana. *Caracterização físico-química da castanha do pequi (Caryocar brasiliensis)*. Pontifica Universidade Católica de Goiás, v,1, p,20-24, 2021.

OLIVEIRA et al, M. E. B. *Aspectos agronômicos e de qualidade do pequi.*– Fortaleza : Embrapa Agroindústria Tropical, v.1, p. 12-18. 32p, 2008.

OLIVEIRA, M. T. de .; CASSOL, H. L. G. .; GANEM, K. A. .; DUTRA, A. C. .; PRIETO, J. D. .; ARAI, E.; SHIMABUKURO, Y. E. . Mapeamento da Vegetação do Cerrado – Uma Revisão das Iniciativas de Sensoriamento Remoto. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, p. 1250-1272, 2020.

REIS, A. F., & Schmiele, M. (2019). Characteristics and potentialities of Savanna fruits in the food industry. Braz. J. Food Technol, v. 22, p 3/12, 2019.

RIBEIRO, Débora Melo. Propriedades físicas, químicas e bioquímicas de pequi (Caryocar brasiliense camb.) de diferentes regiões do cerrado. 2011. 63 f., il. Dissertação(Mestrado em Nutrição Humana)-Universidade de Brasília, v. 1, p 17—22, 2011.

SAJTOS, Bárbara O. Desenvolvimento e caracterização química da farinha de pericarpo de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) e efeito da digestibilidade in vitro na bioacessibilidade de compostos fenólicos. Revista da Sociedade Brasileira de Química 33, p 1058-1068, 2022.

SILVA, Marcos NS da; JESUS, Derlene M. de. Territorialidades do Pequi: Montes Claros e o Norte de Minas Gerais em questão. Colóquio Internacional (Des) envolvimentos contra a pobreza: mediações teóricas, técnicas e políticas, Montes Claros, p. 1-15, 2008.

SOARES, Fabiano Silva, et al. Diversity and genetic structure of mangabeira ( Hancornia speciosa Gomes), a fruit species from Cerrado. *Semina: Ciências Agrárias*, v.38,n. 4,p. 2479-2487, 2017.

TORRES, Lucillia R. de O. et al. Óleo de amêndoa de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) atenua lesão hepática aguda induzida por tetracloreto de carbono em ratos: efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Food and Chemical Toxicology , v. 97, p. 205-216, 2016.

VIANA, M. C. M. *O custo social da depredação do Cerrado Brasileiro: o caso do pequi ( Caryocar brasiliense). Dissertação de Mestrado em Ciências Florestais, Publicação EFLM – Junho/2010, Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília, v.1, p. 55, 2010.

YAHAGI, S. S., BIN, M. C., TRINDADE, M. A. G., VALLADÃO, D. M. D. S., & SANJINEZ-ARGANDOÑA, E. J. Obtenção de microcápsulas de óleo de pequi (Caryocar brasiliense) por coarcevação complexa. Dissertação (Mestrado Acadêm

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Coutinho, C. C. M. ., CABRAL NETO, O., Rosanova , C. ., & Menezes, D. C. R. . (2024). O PEQUI (Caryocar brasiliense) E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3078

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>