ESTIMULAÇÃO PRECOCE ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA MINIMIZAR SEQUELAS DE PARALISIA CEREBRAL EM CRIANÇAS
A estimulação precoce para minimizar sequelas de paralisia cerebral em crianças.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rsv.v10i1.2981Palavras-chave:
Estimulação Precoce. Paralisia Cerebral. Desenvolvimento InfantilResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a estimulação precoce para minimizar sequelas de paralisia cerebral em crianças. O objetivo geral deste estudo foi investigar quais são as abordagens mais eficazes para melhorar os resultados funcionais e de desenvolvimento, e para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: avaliar a eficácia de diferentes abordagens, investigar o impacto dessas intervenções no desenvolvimento infantil, e examinar desafios na implementação de programas. A metodologia utilizada para alcançar esses objetivos incluiu a revisão de literatura relevante e a análise de dados de fontes secundárias. A pesquisa revelou que intervenções como terapia física, terapia ocupacional, fonoaudiologia e integração sensorial são benéficas para a melhoria da função motora e desenvolvimento cognitivo e social e concluiu que a participação ativa dos pais e profissionais qualificados é crucial para o sucesso das intervenções. As considerações finais destacam a importância da continuidade da pesquisa no assunto para aprimorar o conhecimento atual e promover avanços futuros no tratamento e suporte.
Referências
BEZERRA, Ana Caroline Silva. Fisioterapia centrada na família de crianças com paralisia cerebral: relato de casos. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21359?locale=pt_BR. Acesso em 02 set. 2024.
CÂMARA, G. L. G. et al. Análise dos diferentes protocolos da terapia de movimento induzido por restrição do membro superior em crianças com sequelas neurológicas e seus principais efeitos: revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 4, p. 17730-17740, jul./ago., 2023.
CAVALCANTE, Érica Feitosa. Recursos de tecnologia assistiva no desempenho funcional de crianças com encefalopatia por síndrome congênita do Zika vírus. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45879. Acesso em 03 set. 2024.
COMINETTI, Emanuele Priscila Alves; GERZSON, Laís Rodrigues; ALMEIDA, Carla Skilhan de. Aplicação da escala Spinal Alignment and Range of Motion Measure (SAROMM) em crianças e adultos com paralisia cerebral, em uma instituição de abrigagem de Porto Alegre (RS). Fisioterapia e Pesquisa, v. 27, 2021.
COSTA, A. B. A. S.; LIVRAMENTO, R. A. A relevância do conceito de Bobath e seus efeitos no tratamento fisioterapêutico em pacientes com paralisia cerebral: uma revisão de literatura. Revista FT, v. 27, n. 128, nov. 2023.
DAS, S. P.; GANESH, G. S. Evidence-based Approach to Physical Therapy in Cerebral Palsy. Indian J Orthop., v. 53, n. 1, p. 20-34, jan.-fev., 2019.
DOURADO, Simone; RIBEIRO, Ednaldo. Metodologia qualitativa e quantitativa. Editora chefe Profª Drª Antonella Carvalho de Oliveira Editora executiva Natalia Oliveira Assistente editorial, p. 12, 2023.
FELICE, Thamires Máximo Neves. Estudo retrospectivo de fatores de risco para paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17140/tde-17102018-143655/pt-br.php. Acesso em 03 set. 2024.
FREIRE, A. C. et al. The use of transcranial direct current stimulation in individuals with cerebral palsy: a scoping review. Brain Imaging Stimul., v. 2, 2023.
GOMES, Angélica Gumisson. A influência da ginástica rítmica na paralisia cerebral em pacientes com hemiparesia e diparesia espástica. Unifacvest. 2020. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/b0134-gomes-angelica-a-influencia-da-ginastica-ritmica-em-pacientes-com-paralesia-cerebral-(1)-(1).pdf. Acesso em 02 set. 2024.
HARTEL, Sarah et al. Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 10, n. 3, 2022.
HORTA, Karen Crosara; SOARES, Angela Mathylde. O desenvolvimento de crianças nascida pré-termo ou prematuras. Pedagogia em Ação, v. 15, n. 1, 2021.
LIRA, Aline Lindner et al. Abordagem do conceito Neuroevolutivo Bobath nas disfunções advindas da microcefalia. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, 2018.
MACHADO, Gabriela Gonçalves; BERNARDES, Laíce Rodrigues; GUIMARÃES, Elaine Leonezi. Vírus Zika na incidência de microcefalia e a intervenção precoce-Revisão Sistemática. Revista Movimenta, v. 11, n. 2, 2018.
MALVEZZI, Giuliana Frediani; SILVA, Joana Queiroz da. A fisioterapia precoce motora no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com microcefalia acometidas pelo zika vírus. 2020.
MARTINS, Lima Dayse Silva. Os benefícios da estimulação precoce em crianças com microcefalia decorrente da exposição ao vírus da Zika. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
MÉLO, Tainá Ribas; ARAUJO, Luize Bueno de; NOVAKOSKI, Karize Rafaela Mesquita; ISRAEL, Vera Lúcia. Sistematização de instrumentos de avaliação para os dois primeiros anos de vida de bebês típicos ou em risco conforme o modelo da CIF. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 26, p. 380-393, 2019.
MENESES, Lorrayne Stephanie Dinoa. Atuação precoce da Fisioterapia no desenvolvimento motor na prematuridade extrema: um relato de caso. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26518?locale=pt_BR. Acesso em 02 set. 2024.
MONTEIRO, Brenda Beatriz Silva et al. Lactente com sequelas de icterícia patológica: um relato de experiência. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 13, n. 1, 2021.
MORESCO, Júlia; SANTOS, Ana Paula dos; STRASSBURGER, Simone Zeni. Estimulação precoce em prematuros extremos: revisão de literatura. Salão do Conhecimento, 2018.
MORGAN, C.; FETTERS, L.; ADDE, L. Early Intervention for Children Aged 0 to 2 Years With or at High Risk of Cerebral Palsy. JAMA Pediatr., v. 175, n. 8, maio 2021.
MUÑOZ-BLANCO, E. et al. Influence of Aquatic Therapy in Children and Youth with Cerebral Palsy: A Qualitative Case Study in a Special Education School. Int J Environ Res Public Health, v. 17, n. 10, maio 2020.
NOVAKOSKI, K. R. M. et al. Intervenção fisioterapêutica em crianças com paralisia cerebral. Rev Uniandrade, v. 18, n. 3, p. 122- 130, 2018.
PEIXOTO, M. V. S. et al. Características epidemiológicas da paralisia cerebral em crianças e adolescentes em uma capital do nordeste brasileiro. Fisioter Pesqui., v. 27, n. 4, p. 405-412, 2020.
PEREIRA, Gelmaria Nunes; COSTA, Claudiane Sousa; SILVA, Karla Camila Correia da. Os benefícios da atuação do fisioterapeuta em doenças perinatais. Scire Salutis, v. 8, n. 2, 2018.
RODRIGUES, J. V. M.; LIMA, B. E. A. R.; MACÊDO, J. L. C. Facilitação neuromuscular proprioceptiva no tratamento de pacientes com paralisia cerebral espástica: uma revisão sistemática. Recima, v. 4, n. 11, 2023.
SANTOS, Jefferson Nascimento dos; MODESTO, Thais Silva Frota Cavalcante. Estimulação precoce multiprofissional em crianças com defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor: revisão integrativa. 2020
SILVA, Eduardo Rondynelli Oliveira da et al. A atuação da fisioterapia na estimulacao precoce em crianças com prematuridade: uma revisão de literatura. IV Jornada Integrada do Centro Universitário Santa Maria, 2023.
SILVA, Elisângela Rayane Santos da; SILVA NETO, José Moises da. Fisioterapia na estimulação precoce na Síndrome de Down: Um estudo de revisão. Research, Society and Development, [S.l.], v. 12, n. 13, p. e110121344254-e110121344254, 2023.
SILVA, Gabriela Gomes da; ROMÃO, Josilene; ANDRADE, Erci Gaspar da Silva. Paralisia Cerebral e o impacto do diagnóstico para a família. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 1, 2019.
SILVA, Jairo Pinheiro; LAMAS, Dheliane Roberta Faria; ANDRIANO, Lilian Abramo. A importância do tratamento fisioterapêutico na estimulação precoce em pacientes com hidrocefalia–uma revisão bibliográfica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1, v. 1, 2020
SILVA, Sergiana Gomes et al. A incidência de crianças nascidas com paralisia cerebral e as intervenções fisioterapêuticas. Revista Científica Rumos da informação, v. 3, n. 1, 2022.
SILVA, Tamiris da et al. Efeitos da fotobiomodulação associada com a fisioterapia no desempenho funcional de crianças com mielomeningocele-estudo clínico, randomizado e cego. Tese (Doutorado). São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NOVE_e000f6f727f68789bea0636845e97fdc. Acesso em 02 set. 2024.
SILVA, Letícia Thays Bessa; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Analysis of Social Skills and Functional Characteristics of Adolescents with Cerebral Palsy. Paidéia, v. 32, e3211, 2022.
SILVA, Maíra Machado. Explorando os impactos da terapia de restrição e indução de movimento na função motora de crianças com paralisia cerebral espástica: uma revisão sistemática. Revista Saúde em Redes, v. 10, Supl. 2, 2024.
SOUZA, Camilla Lemos. Recursos fisioterapêuticos no tratamento da hemiparesia na criança pós acidente vascular encefálico: uma revisão de literatura. Feira de Santana: Faculdade Maria Milza, 2021. Disponível em: http://unimamportal.com.br:8082/jspui/handle/123456789/2166. Acesso em 02 set. 2024.
STEPAN, F. et al. Aquatic therapy and cerebral palsy with children. Savonia, nov. 2023. Disponível em: https://www.savonia.fi/en/articles/aquatic-therapy-and-cerebral-palsy-with-children/. Acesso em 22 set. 2024.
VICTORIO, M. C. Paralisia cerebral. MDS Manual. mar. 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-saúde-infantil/distúrbios-neurológicos-em-crianças/paralisia-cerebral-pc. Acesso em 23 set. 2024.