HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Autores

  • Alexandro Da Conceição Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRAS RIO VERDE
  • Ana Carolina Donda Oliveira CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRAS RIO VERDE

DOI:

https://doi.org/10.61164/rsv.v4i1.2263

Palavras-chave:

Enfermagem; Cuidados; Idosos; Humanização.

Resumo

A qualidade dos cuidados de enfermagem é um fator determinante no bem-estar dos idosos, e a abordagem centrada na pessoa pode aprimorar a qualidade de vida e a experiência do paciente idoso no sistema de saúde. A enfermagem desempenha um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde, e os enfermeiros têm a capacidade de influenciar positivamente a humanização da assistência, tornando-se parceiros essenciais na promoção do bem-estar dos idosos. Portanto, a pesquisa nessa área pode fornecer insights valiosos sobre como a enfermagem pode melhorar a experiência da pessoa idosa no ambiente hospitalar. Este trabalho tem como objetivos avaliar o impacto da abordagem centrada na pessoa idosa na enfermagem na humanização da assistência à saúde dessa população. Para conduzir a pesquisa de revisão bibliográfica, serão utilizadas bases de dados acadêmicas, como PubMed, Scopus e Google Scholar, para buscar artigos científicos publicados nos últimos dez anos. A humanização da saúde da pessoa idosa envolve o reconhecimento da individualidade de cada paciente, a valorização de sua história de vida, a promoção da autonomia e da dignidade, e o estímulo à participação ativa no processo de cuidado. A enfermagem, por meio de sua atuação próxima e contínua, tem o potencial de proporcionar conforto, segurança e bem-estar aos idosos, além de contribuir para a promoção da qualidade de vida e o alívio do sofrimento durante o processo de envelhecimento.

Referências

ALVES DFC, MOURÃO LF, MARQUES ADB. Processo de Humanização na Assistência de Enfermagem à parturiente. Fortaleza; Instituto Centro de Ensino Tecnologico;2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012

BRASIL; Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. Brasília, 2015.

DAMACENO, D. G; CHIRELLI, M. Q; LAZARINI, C. A. A prática do cuidado em instituições de longa permanência para idosos: desafio na formação dos profissionais. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro, vol. 22(1), 2019. Disponível em: www.scielo.br.

DOS SANTOS, A. C. F., DE OLIVEIRA, L. M. M., MAGALHÃES, R. D. C. S. M., & VIANA, R. L. SAÚDE DO IDOSO:: HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Gestão & Saúde, 5(5), 2928-2937, 2014.

FERREIRA BR,SILVA FP, ROCHA FCV, et al. Acolhimento ao Idoso na Atenção Basica: Visão do Usuário. Ver. Fund. Care.Online.2018.

FIGUEIREDO SEFMR, BARBOSA DFM, RODRIGUES WTS. Humanização no Setor Hospitalar: uma pratica a ser revisada. Cuiabá Universidade de Cuiabá;2018.

GUEDES MBOG, LIMA KC, CALDAS CP. Apoio Social e o cuidado integral à saúde do idoso. Natal: Universidade Federal do Rio grande do Norte;2017.

FREITAS, E. V; PY, L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

GARCIA IF, RODRIGUES ICG, SANTOS VLP. Humanização na hotelaria hospitalar: um diferencial no cuidado com o paciente. Curitiba: centro Universitário Internacional Uninter;2016.

GONÇALVES, L. H. T; ALVAREZ Â. M; SANTOS S. M. A. Cuidados na enfermagem gerontológica: conceito e prática. In: Polaro SHI, Montenegro LC. Fundamentos e práticas do cuidar em enfermagem gerontológica. Rev Bras Enferm; jul-ago, 70(4): 699-700, 2017.

KLETEMBERG, D. F; PADILHA M. I. A autonomia da enfermagem gerontológica no Brasil, segundo as pioneiras. Texto Contexto Enferm.; Florianópolis: Out-Dez; 20(4): 709-16, 2019. Disponível em: www.scielo.br.

LIMA CCS. Lei n°13.466/2017 e alteração do estatuto do idoso: uma contradição do rol de prioridade especial para pessoas com mais de 80 anos. Revista Caderno Ibero-Americano de Direito Sanitário.2018.

LIMA ES, OLIVEIRA A, ESTEVES AF. Cuidar do idoso na atenção primaria de saúde: dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro. Manaus: universidade Federal do Amazonas;2017.

MIRABELLI, S. C. S; FONSECA, S. C. Educação permanente: diálogo com o contexto globalizado e impacto na vida de idosos. In: O Envelhecimento ativo e seus fundamentos. São Paulo: Portal Edições: Envelhecimento, 2016.

MIRANDA, L. C. V; SOARES, S. M; SILVA, P. A. B. Qualidade de vida e fatores associados em idosos de um Centro de Referência à Pessoa Idosa. Ciência & Saúde Coletiva, 21(11):3533-3544, 2016.

MORAES E. N. Atenção à saúde do idoso: Aspectos conceituais. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2016.

MORAIS AOD, OLIVEIRA AEF, MATOS CCS. A saúde do idoso e a saúde da família. São Luiz;2016.p.82.

MOREIRA MD, CALDAS CP. A importância do cuidador no contexto da saúde do idoso. Esc Anna Nery R Enferm 2019 set; 11 (3): 520 -5.

PEREIRA KCR. Avaliação da gestão municipal para as ações da atenção à saúde do idoso. Florianópolis. Universidade Federal da Santa Catarina; 2017.

RODRIGUES, R. A. P. O ensino de enfermagem gerontológica nas instituições públicas brasileiras de ensino superior. Acta Paul Enferm. São Paulo, 31(3):313-20, mai-jun, 2018.

SHIRATORI, K; TEIXEIRA M. S, COSTA, T. L, LYRA E. S, LANZILLOTTI L. S; FORMOZO G. A. Gerontologia. In: Porto A. Curso Didático de Enfermagem. Módulo II. 4 ed. São Caetano do Sul, São Paulo: Yendis Editora; 2018:335-72.

SILVA, J. P. A. Humanização e cuidados de enfermagem à saúde da pessoa idosa. 2020.

VIEIRA, P. F; DE ALMEIDA, M. A. R. Humanização da assistência de enfermagem em pacientes idosos. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 3, n. 1, p. 371-8, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Alexandro Da Conceição Santos, & Ana Carolina Donda Oliveira. (2024). HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA . Revista Saúde Dos Vales, 4(1). https://doi.org/10.61164/rsv.v4i1.2263