A EQUOTERAPIA NA PARALISIA CEREBRAL:

UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Autores

  • Elimara Maria Campos Santos Faculdade Unibrás/GO
  • Fernando Duarte Cabral Faculdade Unibrás/GO

Palavras-chave:

Equoterapia, Paralisia Cerebral, Técnicas, Terapêuticas, Fisioterapia

Resumo

O respectivo trabalho encontra-se disposto em abordar uma significativa revisão de literatura acerca das atividades da Equoterapia na Paralisia Cerebral, pontuando que as técnicas equoterápicas melhoram a mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril; esmeram o equilíbrio e da postura; desenvolve coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão; estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora, dentre tantos outros benefícios. Analisar a intervenção da Equoterapia na melhora em pacientes portadores de paralisia cerebral. Pesquisa bibliográfica e qualitativa, com intuito de buscar informações fundamentadas em livros, artigos, dissertações, trabalhos acadêmicos de tese e monografias, no que tange a finalidade de se desenvolver uma revisão da literatura sobre o tema em questão, no sentido de fazer uma avaliação crítica dos estudos e fundamentação científica do trabalho. A Equoterapia como recurso terapêutico relacionado à reabilitação, diferenciando-se do tratamento clínico convencional por ser realizada ao ar livre, gerando um vínculo afetivo entre a equipe terapêutica, os praticantes e o cavalo, sendo considerado um tratamento totalmente diferenciado. As atividades terapêuticas do profissional da fisioterapia poderão contribuir de forma muito benéfica para a o melhor desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e emocionais da pessoa com Paralisia cerebral, contribuindo para sua qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Santos, E. M. C., & Cabral, F. D. (2023). A EQUOTERAPIA NA PARALISIA CEREBRAL:: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA. Revista Saúde Dos Vales, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/130

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)