A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DE UMA FACULDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA ACADEMICA
Palavras-chave:
Saúde Mental, Saúde Mental de universitários, Atendimento PsicoterápicoResumo
Este trabalho aborda a saúde mental do graduando do curso de Psicologia, com o objetivide identificar o perfil do acadêmico do referido curso em uma faculdade do interior de Minas Gerais, no que diz respeito à apresentação de sintomas psicopatológicos e/ou psicopatologias já diagnosticadas, bem como suas possíveis consequências na vida universitária. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória de abordagem quantiqualitativa, utilizando como instrumentos de coleta questionário e entrevista, cadastrada na Plataforma Brasil e autorizada pelo Parecer 2.506.958. Os resultados revelam o número expressivo de estudantes que possuem e desenvolveram algum sintoma psicopatológico, relacionado principalmente à ansiedade, estresse e depressão; apontando para a importância do cuidado em saúde mental do aluno durante sua formação acadêmica. Constatou-se que o atendimento psicoterápico contribuiria de forma preventiva aos sintomas psicopatológicos em alunos do curso, pois a saúde mental do aspirante a psicóloga (o) deve ser priorizada pelas instituições de ensino e pelo próprio acadêmico. Os dados obtidos são relevantes para a instituição pesquisada e sobretudo para os acadêmicos porque poderão contribuir para que para os professores planejem suas tarefas, desenvolvendo metodologias diferenciadas, considerando as especificidades dos alunos com as dificuldades supracitadas. Pode-se afirmar ainda a necessidade de ser criado um campo de atendimento psicoterápico, com acolhimento e orientação específicos para o futuro profissional da Psicologia, considerando a indiscutível importância da sua saúde mental para o “fazer psi”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.