IMPLANTAÇÃO DE POMAR NO ESPAÇO ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JANE ASSIS PEIXOTO
Palavras-chave:
Pomar, Educação Ambiental, ensinoResumo
O espaço escolar é o lugar propício para a aprendizagem, e os encontros, como aula de campo, proporcionam a toda a comunidade escolar o envolvimento para as questões ambientais, estimulando a ação transformadora, estratégia que pode ser pensada através da inserção de pomar no ambiente escolar. Nessa perspectiva, o uso do pomar pode ser usado tanto para as aulas práticas de diversas disciplinas, quanto para alimento nas refeições da escola, além de possibilitar aos alunos o plantio e manutenção das árvores e colheita de frutos, fornecendo valorização da área e potencializando aprendizado dos educandos. Sendo assim, o presente projeto tem como indagação: Como a implantação de um pomar pode contribuir para o aprendizado dos alunos? Contudo, a presente pesquisa buscou implantar e manter um pomar didático na área verde do Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto. Portanto, foi realizada uma pesquisa adotando como metodologia entrevistas com os alunos e professores do Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto, bem como a plantação de mudas de árvores frutíferas nesta unidade escolar. Quando os alunos foram questionados sobre a importância da implantação do Pomar na Unidade Escolar, 79% disseram sim para a sua implantação, porém 21% não acham relevante. Os alunos que não acham relevante a implantação do pomar, destacam a sua importância ao ser questionado de que forma o pomar pode ajudar a escola ou no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A implantação de pomar no ambiente escolar é uma estratégia que oferece inúmeras vantagens,assim resultando em grandes benefícios educacionais, sociais e econômicos. Uma escola que tem um pomar didático, tem, além de uma área verde produtiva, tem um espaço que possibilita maior aproximação dos alunos com a natureza, além de favorecer aprendizado sobre diversos assuntos, sendo estes assuntos abordados de forma mais atrativos, enriquecedores, isto tanto para os alunos quanto para os professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.