IMPLANTAÇÃO DE POMAR NO ESPAÇO ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JANE ASSIS PEIXOTO

Autores/as

  • Jamyle Rocha Ferreira Colégio E. Prof. Jane Assis Peixoto
  • Monique Souza Ribeiro Colégio E. Prof. Jane Assis Peixoto
  • Raiane Osmindo Florindo Hernandes Colégio E. Prof. Jane Assis Peixoto
  • Alexsandro Santos da Silva Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto

Palabras clave:

Pomar, Educação Ambiental, ensino

Resumen

O espaço escolar é o lugar propício para a aprendizagem, e os encontros, como aula de campo, proporcionam a toda a comunidade escolar o envolvimento para as questões ambientais, estimulando a ação transformadora, estratégia que pode ser pensada através da inserção de pomar no ambiente escolar. Nessa perspectiva, o uso do pomar pode ser usado tanto para as aulas práticas de diversas disciplinas, quanto para alimento nas refeições da escola, além de possibilitar aos alunos o plantio e manutenção das árvores e colheita de frutos, fornecendo valorização da área e potencializando aprendizado dos educandos. Sendo assim, o presente projeto tem como indagação: Como a implantação de um pomar pode contribuir para o aprendizado dos alunos? Contudo, a presente pesquisa buscou implantar e manter um pomar didático na área verde do Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto. Portanto, foi realizada uma pesquisa adotando como metodologia entrevistas com os alunos e professores do Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto, bem como a plantação de mudas de árvores frutíferas nesta unidade escolar. Quando os alunos foram questionados sobre a importância da implantação do Pomar na Unidade Escolar, 79% disseram sim para a sua implantação, porém 21% não acham relevante. Os alunos que não acham relevante a implantação do pomar, destacam a sua importância ao ser questionado de que forma o pomar pode ajudar a escola ou no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A implantação de pomar no ambiente escolar é uma estratégia que oferece inúmeras vantagens,assim resultando em grandes benefícios educacionais, sociais e econômicos. Uma escola que tem um pomar didático, tem, além de uma área verde produtiva, tem um espaço que possibilita maior aproximação dos alunos com a natureza, além de favorecer aprendizado sobre diversos assuntos, sendo estes assuntos abordados de forma mais atrativos, enriquecedores, isto tanto para os alunos quanto para os professores.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Ferreira, J. R., Ribeiro, M. S., Hernandes, R. O. F., & Silva , A. S. da. (2023). IMPLANTAÇÃO DE POMAR NO ESPAÇO ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JANE ASSIS PEIXOTO . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/595