A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA NO DIREITO PENAL BRASILEIRO E AS CONSEQUÊNCIAS DO ERRO DE INTERPRETAÇÃO
Palavras-chave:
Insignificância, Intervenção Mínima, Lesividade, Proporcionalidade, Irrelevância penalResumo
O estudo do princípio da Insignificância para os operadores da ciência Jurídica já se encontra, aparentemente, esgotado. Todavia, hodiernamente torna-se corriqueiro o alarde ocasionado pela mídia quando do emprego do princípio da bagatela nos delitos também conhecidos como de ninharia. Tais divulgações usadas com interpretações equivocadas geram sensações de impunidade e de descaso do Judiciário. Isto posto, faz se nascer um motivo de reflexão sobre o alcance e a eficácia da aplicação do referido princípio. Para tanto, o presente trabalho objetiva o estudo sobre o princípio da Insignificância e sua atual aplicação no Direito Penal Brasileiro e, as consequências, do erro de interpretação. O esboço foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, jurisprudências e acompanhamento das principais notícias relativas ao tema na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.