LA IDENTIDAD CULTURAL POR MEDIO DE LA HISTORIA LOCAL EN LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA EN LA CIUDAD DE TEÓFILO OTONI-MG - Tecnología Cómo Eje Articulador

Autores

  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Haydee Acosta Morales Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos, Cuba

Palavras-chave:

Identidade cultural, História local, Tecnologias, Teófilo Otoni

Resumo

Na atualidade a globalização neoliberal e hegemônica pretende influenciar nas identidades, por isso é necessário enfrentar esta situação. A situação problema enunciada é que se assume que os estudos de história local contribuem ao empoderamento da cultura que por sua vez conduzem à conformação da identidade cultural e considera ademais, que a história de maneira objetiva propicia trabalhar o pensamento e a sensibilidade humana, não se compreende as insuficiências existentes no processo ensino aprendizagem da história, onde se desconhece a história local nas escolas de ensino médio, o que contribui para que os alunos não internalizem os valores da cultura local. O objetivo consiste em analisar os aspectos da (s) identidade (s) cultural (es) na pós-modernidade e a contribuição da história local para intensificar o desenvolvimento da identidade cultural nas escolas de ensino médio na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais, tendo como eixo articulador as tecnologias. A metodologia aplicada foi qualitativa com análise de documentos institucionais e autores de influência que versam sobre a temática.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Negreiros, R. L., & Morales, H. A. (2023). LA IDENTIDAD CULTURAL POR MEDIO DE LA HISTORIA LOCAL EN LOS ESTUDIANTES DE LA ENSEÑANZA MEDIA EN LA CIUDAD DE TEÓFILO OTONI-MG - Tecnología Cómo Eje Articulador. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/556