COMÉRCIO DE OVOS IN NATURA E SUA PRECIFICAÇÃO NA CAPITAL PALMAS - TO

Autores

  • Camila Pereira Neres Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Kharenn Gomes Barros Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Stérffane Alves Ferreira Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Eduarda Barros de Pinho Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Rayane dos Santos Gonçalves Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Jacqueline Seixas dos Santos Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Emily Cristine da Silva Brito Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Wendy Andrade Meireles Graduanda de Zootecnia, Instituto Federal do Tocantins – Palmas, Brasil
  • Antonio Carlos Silveira Gonçalves IFTO Campus Palmas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3859

Palavras-chave:

Avicultura; Mercado; Postura; Preço

Resumo

O comércio de ovos in natura tem grande importância econômica e nutricional no Brasil, sendo uma fonte acessível de proteína e um setor relevante para a agroindústria. No entanto, a precificação deste produto varia devido a fatores como origem, embalagem e coloração da casca. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a comercialização e os fatores que influenciam a formação de preços dos ovos em Palmas, Tocantins. A pesquisa foi realizada em nove supermercados da cidade, onde foram coletadas informações sobre os diferentes tipos de ovos disponíveis, suas embalagens e preços praticados. A metodologia baseou-se na observação direta e no registro dos valores conforme a origem do produto e o tipo de embalagem utilizada, os dados foram analisados para identificar padrões e possíveis justificativas para as variações observadas. Os resultados demonstraram que a embalagem plástica foi a mais utilizada (47%), seguida pela embalagem de papelão (28%) e pela combinação de papelão e plástico (25%). Os achados reforçam que fatores mercadológicos, logísticos e preferências dos consumidores impactam diretamente no comércio de ovos. A compreensão desses elementos pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas por produtores e comerciantes, além de contribuir para um mercado mais transparente e acessível.

Referências

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Pereira Neres, C., Gomes Barros, K. ., Alves Ferreira, S. ., Barros de Pinho, E. ., dos Santos Gonçalves, R. ., Seixas dos Santos, J. ., da Silva Brito, E. C. ., Andrade Meireles, W., & Gonçalves, A. C. S. (2025). COMÉRCIO DE OVOS IN NATURA E SUA PRECIFICAÇÃO NA CAPITAL PALMAS - TO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–10. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3859

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