CONECTANDO A ESCOLA BÁSICA AOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS VIA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3825

Palavras-chave:

impacto ambiental, educação ambiental, gestão ambiental

Resumo

A educação científica desempenha um papel crucial no desenvolvimento de competências analíticas e de tomada de decisão. As instituições de ensino, por sua vez, exercem uma função social indispensável ao integrar os alunos em seu cotidiano, conectando suas experiências diárias aos conteúdos didáticos apresentados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar três experiências distintas relacionadas a temáticas ambientais: Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Ambiental, Social e Governança (ESG) e a norma ISO 14001, aplicadas no âmbito da educação e do ensino. A pesquisa foi conduzida no município de Osasco-SP, e contou com a participação de duas escolas públicas e um colégio privado. Nas duas escolas públicas, foram elaborados e aplicados questionários de percepção, com o intuito de diagnosticar o conhecimento e a compreensão dos alunos acerca das temáticas ambientais em questão. No colégio privado, a avaliação concentrou-se no sistema de gestão ambiental da instituição. Para tanto, foi realizada uma análise documental detalhada dos relatórios do sistema, disponibilizados pela organização. Os resultados obtidos convergiram para um ponto fundamental: a necessidade de maior divulgação e aprofundamento das temáticas ambientais no espaço escolar. A análise dos questionários revelou que muitos alunos ainda possuem um conhecimento superficial sobre AIA, ESG e ISO 14001, o que evidencia a importância de incorporar esses temas de forma mais abrangente e aprofundada nos currículos escolares. Da mesma forma, a avaliação do sistema de gestão ambiental do colégio privado apontou para a necessidade de aprimorar a comunicação e a transparência das informações ambientais.

Biografia do Autor

Nilson Gabriel de Brito Madureira, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Mestrando pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP em Análise Ambiental Integrada (2024-2025), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2023), licenciado em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília (2024), licenciado em Matemática pela Faculdade de Educação Paulistana - FAEP (2022).Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins - UNILINS (2021), Docente, servidor público na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, lecionando matérias exatas e humanas em: matemática, física e geografia.

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima).

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Madureira, N. G. de B., & Candiani, G. (2025). CONECTANDO A ESCOLA BÁSICA AOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS VIA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3825