CONECTANDO A ESCOLA BÁSICA AOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS VIA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3825Palabras clave:
impacto ambiental, educação ambiental, gestão ambientalResumen
A educação científica desempenha um papel crucial no desenvolvimento de competências analíticas e de tomada de decisão. As instituições de ensino, por sua vez, exercem uma função social indispensável ao integrar os alunos em seu cotidiano, conectando suas experiências diárias aos conteúdos didáticos apresentados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar três experiências distintas relacionadas a temáticas ambientais: Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Ambiental, Social e Governança (ESG) e a norma ISO 14001, aplicadas no âmbito da educação e do ensino. A pesquisa foi conduzida no município de Osasco-SP, e contou com a participação de duas escolas públicas e um colégio privado. Nas duas escolas públicas, foram elaborados e aplicados questionários de percepção, com o intuito de diagnosticar o conhecimento e a compreensão dos alunos acerca das temáticas ambientais em questão. No colégio privado, a avaliação concentrou-se no sistema de gestão ambiental da instituição. Para tanto, foi realizada uma análise documental detalhada dos relatórios do sistema, disponibilizados pela organização. Os resultados obtidos convergiram para um ponto fundamental: a necessidade de maior divulgação e aprofundamento das temáticas ambientais no espaço escolar. A análise dos questionários revelou que muitos alunos ainda possuem um conhecimento superficial sobre AIA, ESG e ISO 14001, o que evidencia a importância de incorporar esses temas de forma mais abrangente e aprofundada nos currículos escolares. Da mesma forma, a avaliação do sistema de gestão ambiental do colégio privado apontou para a necessidade de aprimorar a comunicação e a transparência das informações ambientais.
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