O APRENDENTE COM AUTISMO: AS MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS E APLICATIVOS MÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3716Palavras-chave:
Múltiplas inteligências, Aplicativos móveis, Transtorno do Espectro Autista -TEA, UsabilidadeResumo
O presente artigo é o resultado de pesquisa realizada no curso de Especialização em Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais (TDICS), ofertado pela Universidade Federal do Tocantins -UFT. Tendo em vista que recursos digitais proporcionam e incentivam diferentes perfis de aprendizagem por apresentar o mesmo conteúdo em diversas formas, como áudio, vídeo e leituras, pesquisa-se sobre múltiplas inteligências e aplicativos móveis: conexões e possibilidades para aprendente com autismo, a fim de identificar aplicativos móveis livres e gratuitos e o estímulo as múltiplas inteligências do aprendente com Autismo. Para tanto, é necessário compreender como esses aplicativos móveis estimulam as múltiplas inteligências na perspectiva do aprendente com Autismo, e mapear os aplicativos livres e gratuitos encontrados e a inteligência que ele estimula e sua adequação aos aprendentes com Autismo. Realiza-se, então, um estudo hipotético dedutivo, com abordagem qualitativa e exploratória por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Diante disso, verifica-se que a tecnologia presente no dia a dia, deve ser vista como aliada, está aí para facilitar a vida dos aprendentes com Autismo auxiliando em seus afazeres e dificuldades. Todos aprendem, uma criança com Autismo pode não conseguir verbalizar, mas com auxílio da tecnologia assistiva ela poderá fazê-lo e desenvolver seus esquemas mentais, suas inteligências, o que impõe a constatação de que existem muitos aplicativos gratuitos para aprendentes com Autismos dispostos em lojas online e é possível encontrar mais de um software com a mesma função.
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