LETRAMENTO CORPORAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS ASSOCIADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3601Palavras-chave:
Educação Física, Produção científica, Ensino-aprendizagemResumo
O principal objetivo deste artigo foi analisar a produção científica elaborada no Brasil sobre letramento corporal (LC), com foco na sua intervenção no campo da educação física. O referido estudo caracteriza-se como uma Revisão Sistemática de Literatura, aplicada em cinco bases de dados nacionais, tendo o marco temporal os anos de 2001 à 2024. Entre os principais resultados, percebeu-se que as pesquisas encontradas envolvem crianças e jovens, especialmente a nível de ensino fundamental. Foi visualizado também que os achados contemplam características quantitativas, qualitativas, tendo preferência pelos relatos de experiência e intervenção, com objetivo de propor ações pedagógicas. Portanto, pela escassez de estudos com a aludida temática pode-se dizer que o trabalho com o LC ainda é um desafio para parte da comunidade científica e para muitos professores de Educação Física. Para superá-los se necessita de investimentos na formação continuada, melhoria da infraestrutura escolar, valorização da Educação Física e uma abordagem curricular que envolva o desenvolvimento pleno dos alunos por meio do letramento corporal.
Referências
BOOTH, F. W. et al. Lack of exercise is a major cause of chronic diseases. Comprehensive Physiology, Sports Medicine. v.2, n.2, p.1143-1211, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23798298/ Acesso em: 01 fev. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília, p. 54, 2021. Disponnível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/ecv/publicacoes/guia-de-atividade-fisica-para-populacao-brasileira/view Acesso em: 20 dez. 2025.
CAIRNEY, J. et al. A 20th-century narrative on the origins of the physical literacy construct. Journal of Teaching in Physical Education, v. 38, n. 2, p. 79-83, 2019. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/38/2/article-p79.xml Acesso em: 10 jan. 2025.
DIÉGUES, D. C. K. A Perspectiva Do Letramento Na Educação Física Escolar E Possibilidades Para Formação Docente. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 158-168, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2282 Acesso em: 12 jan. 2025.
EDWARDS, L. C. et al. Definitions, foundations and associations of physical literacy: a systematic review. Sports medicine, v. 47, p. 113-126, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-016-0560-7. Acesso em: 12 jan. 2025.
ERTHAL, A. Letramento corporal na educação: relações entre a aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/5185b433bc701680b60d49de9d0ac5b0/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y Acesso em: 15 jan 2025.
GALVÃO, M. C. B., RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion, v.6, n.1, p.57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835 Acesso em: 17 jan 2025.
GIUDICELLI, B. B., ASSIS, V.O., HENRIQUE, R. S., LUZ, L. G. O. Letramento corporal na educação física: debate, contribuição e intervenção. In: Jorge Olímpio Bento; Wagner Wey Moreira; Rafael Guimarães Botelho; Silvio Pedro José Saranga (Org.). Desporto e educação física: Identidade e missão. Editora Educar, 2021. p. 205-220. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8257657 Acesso em 01 out 2024.
JURBALA, P. What is physical literacy, really?. Quest, v. 67, n. 4, p. 367-383, 2015. Diponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2015.1084341?casa_token=9Gm38IxCsuMAAAAA:zN2YhWl1wjGuS8EpHCjyzSP2F4ZSgFpRLk25kMjDHp_bL6LKlOj7Ywnk7aaI97Vd53vKWGTJ-IB9Ot8 Acesso em 05 de out 2024.
Kiphard, E. J.; Schilling, V. F. Köperkoordinations-test für kinder: KTK. Beltz Test Gmbh. Weinhein. 1974. Disponível em: https://search.worldcat.org/pt/title/Korperkoordinationstest-fur-Kinder-:-KTK-Manual/oclc/254153498 Acesso em 10 jan 2025.
LIMA, M. A., GASPAROTTO, G. S. Letramento Corporal e o Ciclismo Educacional: Uma Proposta Pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar. Maringá – PR: Clube dos Recreadores, 2021. Disponível em: https://uniaodeciclistas.org.br/biblioteca/letramento-corporal-e-o-ciclismo-educacional-uma-proposta-pedagogica-para-as-aulas-de-educacao-fisica-escolar/ Acesso em 20 de out 2024.
LONGMUIR, P. E. et al. The Canadian assessment of physical literacy: methods for children in grades 4 to 6 (8 to 12 years). BMC Public Health, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s12889-015-2106-6 Acesso em: 02 nov 2024.
LLOYD, M. et al. Advancing the Debate on “Fitness Testing” for Children: Perhaps We‟re Riding the Wrong Animal. Pediatric exercise Science. v. 22, n. 2, p. 176–182, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Meghann-Lloyd/publication/44691499_Advancing_the_Debate_on_'Fitness_Testing'_for_Children_Perhaps_We're_Riding_the_Wrong_Animal/links/546ce43b0cf2193b94c579fb/Advancing-the-Debate-on-Fitness-Testing-for-Children-Perhaps-Were-Riding-the-Wrong-Animal.pdf Acesso em 25 nov 2025.
MOREIRA, J. P. A. Letramento Corporal: Validação De Testes Para Avaliação da Competência Motora, Motivação e Conhecimento de Crianças Brasileiras. 2020. 114 p. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFV_66af4cfecf4ccec6f4cf2df6688161b9 Acesso em 12 nov 2024.
NOGUEIRA, P. H. S., SILVA, A. J. F., MARTINS, R. M., COELHO, G. L. S. Análise da literatura sobre o método Bike Fit e suas implicações na performance de praticantes de ciclismo. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 3, 2024. Disponível em: http://revista.sear.com.br/rei/article/view/527 Acesso em: 23 nov 2024.
OLIVEIRA, A. B., KATZMARZZYK, P. T., DANTAS, W. S., BENSEÑOR, I. J. M., GOULART, A. A., EKELUND, U. Perfil de atividade física no tempo livre e tempo sedentário em adultos no Brasil: inquérito nacional, 2019. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 32, p. e2023168, 2023. https://www.scielo.br/j/ress/a/gLQxgTKghftv7DDSWgpHYgx/?lang=pt. Acesso em 3 fev 2025.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Notícia. Cerca de 1,8 bilhão de adultos correm o risco de adoecer devido à falta de atividade física. OPAS, 2024. https://www.paho.org/pt/noticias/26-6-2024-cerca-18-bilhao-adultos-correm-risco-adoecer-devido-falta-atividade-fisica#:~:text=de%20atividade%20f%C3%ADsica-,Cerca%20de%201%2C8%20bilh%C3%A3o%20de%20adultos%20correm%20o%20risco,%C3%A0%20falta%20de%20atividade%20f%C3%ADsica&text=Genebra%2C%2026%20de%20junho%20de,de%20atividade%20f%C3%ADsica%20em%202022. Acesso em 02 dez 2024.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Lista das 10 principais ameaças à saúde global em 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-01/oms-lista-10-principais-ameacas-para-saude-em-2019. Acesso em: 2 fev. 2025
RIBEIRO, J. S. O papel do corpo na escola: possibilidades para o letramento corporal. Anais do I Congresso Internacional de Educação do SESI-SP. 2023, 1-9. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93680 Acesso em: 04 fev 2025.
SOUTO, Dani Souto EF. Alfabetização corporal. 2011. Disponível em: https://www.educacaofisicaa.com.br/2011/10/alfabetizacao-corporal.html?#google_vignette Acesso em 17 jan 2025.
SHEARER, Cara et al. How is physical literacy defined? A contemporary update. Journal of Teaching in Physical Education, v. 37, n. 3, p. 237-245, 2018. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/37/3/article-p237.xml Acesso em: 18 jan 2025
STRAIN, T. et al. National, regional, and global trends in insufficient physical activity among adults from 2000 to 2022: a pooled analysis of 507 population-based surveys with 5• 7 million participants. The Lancet Global Health, v. 12, n. 8, p. e1232-e1243, 2024. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(24)00150-5/fulltext Acesso em: 05 dez 2024
WHITEHEAD, M. Physical literacy: Philosophical considerations in relation to developing a sense of self, universality and propositional knowledge. Sport, Ethics and Philosophy, v. 1, n. 3, p. 281-298, 2007. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17511320701676916?casa_token=mO8krQcqY2oAAAAA:NyXsq6JMfnQyICtcsJ68uItgsnGxcxBOuCiW9jB5G6ZNinvrUonCu0JmBrjQtBnUaQgpJIMu6fRd_tY Acesso em 07 dez 2024.
WHITEHEAD, M. (Ed.). (2010). Physical literacy: Throughout the lifecourse. London, UK: Routledge.
WHITEHEAD, M. Physical literacy across the world. London, UK: Routledge, 2019
AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.