LETRAMENTO CORPORAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS ASSOCIADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3601

Palavras-chave:

Educação Física, Produção científica, Ensino-aprendizagem

Resumo

O principal objetivo deste artigo foi analisar a produção científica elaborada no Brasil sobre letramento corporal (LC), com foco na sua intervenção no campo da educação física. O referido estudo caracteriza-se como uma Revisão Sistemática de Literatura, aplicada em cinco bases de dados nacionais, tendo o marco temporal os anos de 2001 à 2024. Entre os principais resultados, percebeu-se que as pesquisas encontradas envolvem crianças e jovens, especialmente a nível de ensino fundamental. Foi visualizado também que os achados contemplam características quantitativas, qualitativas, tendo preferência pelos relatos de experiência e intervenção, com objetivo de propor ações pedagógicas. Portanto, pela escassez de estudos com a aludida temática pode-se dizer que o trabalho com o LC ainda é um desafio para parte da comunidade científica e para muitos professores de Educação Física. Para superá-los se necessita de investimentos na formação continuada, melhoria da infraestrutura escolar, valorização da Educação Física e uma abordagem curricular que envolva o desenvolvimento pleno dos alunos por meio do letramento corporal.

 

Biografia do Autor

Adriele do Nascimento Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia GoianoCampus Uurutaí

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Federal Goiano- Campus Urutaí (2025). Esp. em andamento em Educação Física Escolar pela FAVENI. Atuou como Educador Social no Serviço de Convivência do município de Pires do Rio. 

Natália Macedo Nunes, Instituto Federal Goiano, IF Goiano - Campus Urutaí

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC-UFRRJ). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Goiás (2011), Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2014). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. 

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Universidad de Salamanca (USAL)

Iniciou os estudos doutorais na Universidad de Salamanca (USAL) na linha de Antropologia. É Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Limoeiro do Norte-CE. Possui Especialização lato senso em Psicomotricidade pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (IESF) e licenciatura em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (UNIFAMETRO), 2016. Atualmente é professor assistente do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIJAGUARIBE, membro do Grupo de Estudos e pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE), do Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS/FVJ) e do Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural (GSIAIEI).

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal do Ceará, IFCE campus Baturité

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF/IFCE. Linhas de estudo: Metodologias de Ensino da Educação Física Escolar; Formação de Professores de Educação Física escolar; Educação Física no Ensino Médio; Produção de Material Didático na Educação Física; Organização Curricular na Educação Física.

Referências

BOOTH, F. W. et al. Lack of exercise is a major cause of chronic diseases. Comprehensive Physiology, Sports Medicine. v.2, n.2, p.1143-1211, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23798298/ Acesso em: 01 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília, p. 54, 2021. Disponnível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/ecv/publicacoes/guia-de-atividade-fisica-para-populacao-brasileira/view Acesso em: 20 dez. 2025.

CAIRNEY, J. et al. A 20th-century narrative on the origins of the physical literacy construct. Journal of Teaching in Physical Education, v. 38, n. 2, p. 79-83, 2019. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/38/2/article-p79.xml Acesso em: 10 jan. 2025.

DIÉGUES, D. C. K. A Perspectiva Do Letramento Na Educação Física Escolar E Possibilidades Para Formação Docente. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 158-168, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2282 Acesso em: 12 jan. 2025.

EDWARDS, L. C. et al. Definitions, foundations and associations of physical literacy: a systematic review. Sports medicine, v. 47, p. 113-126, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-016-0560-7. Acesso em: 12 jan. 2025.

ERTHAL, A. Letramento corporal na educação: relações entre a aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/5185b433bc701680b60d49de9d0ac5b0/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y Acesso em: 15 jan 2025.

GALVÃO, M. C. B., RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion, v.6, n.1, p.57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835 Acesso em: 17 jan 2025.

GIUDICELLI, B. B., ASSIS, V.O., HENRIQUE, R. S., LUZ, L. G. O. Letramento corporal na educação física: debate, contribuição e intervenção. In: Jorge Olímpio Bento; Wagner Wey Moreira; Rafael Guimarães Botelho; Silvio Pedro José Saranga (Org.). Desporto e educação física: Identidade e missão. Editora Educar, 2021. p. 205-220. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8257657 Acesso em 01 out 2024.

JURBALA, P. What is physical literacy, really?. Quest, v. 67, n. 4, p. 367-383, 2015. Diponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2015.1084341?casa_token=9Gm38IxCsuMAAAAA:zN2YhWl1wjGuS8EpHCjyzSP2F4ZSgFpRLk25kMjDHp_bL6LKlOj7Ywnk7aaI97Vd53vKWGTJ-IB9Ot8 Acesso em 05 de out 2024.

Kiphard, E. J.; Schilling, V. F. Köperkoordinations-test für kinder: KTK. Beltz Test Gmbh. Weinhein. 1974. Disponível em: https://search.worldcat.org/pt/title/Korperkoordinationstest-fur-Kinder-:-KTK-Manual/oclc/254153498 Acesso em 10 jan 2025.

LIMA, M. A., GASPAROTTO, G. S. Letramento Corporal e o Ciclismo Educacional: Uma Proposta Pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar. Maringá – PR: Clube dos Recreadores, 2021. Disponível em: https://uniaodeciclistas.org.br/biblioteca/letramento-corporal-e-o-ciclismo-educacional-uma-proposta-pedagogica-para-as-aulas-de-educacao-fisica-escolar/ Acesso em 20 de out 2024.

LONGMUIR, P. E. et al. The Canadian assessment of physical literacy: methods for children in grades 4 to 6 (8 to 12 years). BMC Public Health, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s12889-015-2106-6 Acesso em: 02 nov 2024.

LLOYD, M. et al. Advancing the Debate on “Fitness Testing” for Children: Perhaps We‟re Riding the Wrong Animal. Pediatric exercise Science. v. 22, n. 2, p. 176–182, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Meghann-Lloyd/publication/44691499_Advancing_the_Debate_on_'Fitness_Testing'_for_Children_Perhaps_We're_Riding_the_Wrong_Animal/links/546ce43b0cf2193b94c579fb/Advancing-the-Debate-on-Fitness-Testing-for-Children-Perhaps-Were-Riding-the-Wrong-Animal.pdf Acesso em 25 nov 2025.

MOREIRA, J. P. A. Letramento Corporal: Validação De Testes Para Avaliação da Competência Motora, Motivação e Conhecimento de Crianças Brasileiras. 2020. 114 p. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFV_66af4cfecf4ccec6f4cf2df6688161b9 Acesso em 12 nov 2024.

NOGUEIRA, P. H. S., SILVA, A. J. F., MARTINS, R. M., COELHO, G. L. S. Análise da literatura sobre o método Bike Fit e suas implicações na performance de praticantes de ciclismo. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 3, 2024. Disponível em: http://revista.sear.com.br/rei/article/view/527 Acesso em: 23 nov 2024.

OLIVEIRA, A. B., KATZMARZZYK, P. T., DANTAS, W. S., BENSEÑOR, I. J. M., GOULART, A. A., EKELUND, U. Perfil de atividade física no tempo livre e tempo sedentário em adultos no Brasil: inquérito nacional, 2019. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 32, p. e2023168, 2023. https://www.scielo.br/j/ress/a/gLQxgTKghftv7DDSWgpHYgx/?lang=pt. Acesso em 3 fev 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Notícia. Cerca de 1,8 bilhão de adultos correm o risco de adoecer devido à falta de atividade física. OPAS, 2024. https://www.paho.org/pt/noticias/26-6-2024-cerca-18-bilhao-adultos-correm-risco-adoecer-devido-falta-atividade-fisica#:~:text=de%20atividade%20f%C3%ADsica-,Cerca%20de%201%2C8%20bilh%C3%A3o%20de%20adultos%20correm%20o%20risco,%C3%A0%20falta%20de%20atividade%20f%C3%ADsica&text=Genebra%2C%2026%20de%20junho%20de,de%20atividade%20f%C3%ADsica%20em%202022. Acesso em 02 dez 2024.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Lista das 10 principais ameaças à saúde global em 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-01/oms-lista-10-principais-ameacas-para-saude-em-2019. Acesso em: 2 fev. 2025

RIBEIRO, J. S. O papel do corpo na escola: possibilidades para o letramento corporal. Anais do I Congresso Internacional de Educação do SESI-SP. 2023, 1-9. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93680 Acesso em: 04 fev 2025.

SOUTO, Dani Souto EF. Alfabetização corporal. 2011. Disponível em: https://www.educacaofisicaa.com.br/2011/10/alfabetizacao-corporal.html?#google_vignette Acesso em 17 jan 2025.

SHEARER, Cara et al. How is physical literacy defined? A contemporary update. Journal of Teaching in Physical Education, v. 37, n. 3, p. 237-245, 2018. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/37/3/article-p237.xml Acesso em: 18 jan 2025

STRAIN, T. et al. National, regional, and global trends in insufficient physical activity among adults from 2000 to 2022: a pooled analysis of 507 population-based surveys with 5• 7 million participants. The Lancet Global Health, v. 12, n. 8, p. e1232-e1243, 2024. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(24)00150-5/fulltext Acesso em: 05 dez 2024

WHITEHEAD, M. Physical literacy: Philosophical considerations in relation to developing a sense of self, universality and propositional knowledge. Sport, Ethics and Philosophy, v. 1, n. 3, p. 281-298, 2007. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17511320701676916?casa_token=mO8krQcqY2oAAAAA:NyXsq6JMfnQyICtcsJ68uItgsnGxcxBOuCiW9jB5G6ZNinvrUonCu0JmBrjQtBnUaQgpJIMu6fRd_tY Acesso em 07 dez 2024.

WHITEHEAD, M. (Ed.). (2010). Physical literacy: Throughout the lifecourse. London, UK: Routledge.

WHITEHEAD, M. Physical literacy across the world. London, UK: Routledge, 2019

AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

do Nascimento Melo, A., Macedo Nunes, N., Henrique Silvestre Nogueira, P., & Moreira Martins, R. (2025). LETRAMENTO CORPORAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS ASSOCIADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3601