PROPOSTA DE ATIVIDADE POR MEIO DA ETNOMATEMATICA

UM ESTUDO SOBRE O AÇAI EM ABAETETUBA

Autores

  • Fabricio da Silva Lobato UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Valdilene dos Santos Araújo Universidade do Estado do Pará
  • Antonino de Araújo Farias Universidade do Estado do Pará
  • Roberto Paulo Bibas Fialho Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i3.3513

Palavras-chave:

Açaí; Matemática; Etnomatemática; Proposta de Atividade

Resumo

Este artigo tem como objetivo de compreender e tecer reflexões sobre um tema que pode ser articulado com vários saberes na Educação Básica, que é o açaí. Sendo um estudo que envolve a coleta de dados por meio de entrevista e estar pautado na abordagem qualitativa. Diante disso, foi realizado 2 entrevistas na cidade de Abaetetuba com pessoas que convivem diretamente com o açaí. A partir daí propomos 6 atividades matemáticas utilizando o contexto do açaí adquirido na entrevista para o ensino de Aritmética, Geometria, Grandeza, Matriz na Educação Básica, permitindo o professor sai do modelo tradicional de ensino. Utilizamos a Etnomatemática como fundamentação teórica para compreender como a Matemática estar inserida na cultura da produção açaí. Destacamos a importância de articular o conhecimento matemático com outras áreas do saber, como, Biologia, Química, Nutrição, História, Geografia, Sociologia, por meio das dinâmicas que estão entorno do cultivo, produção, manejo e venda do açaí

Palavras-chave: Açaí; Matemática; Etnomatemática; Proposta de Atividade

Referências

BRASIL. IBGE. População da Cidade de Abaetetuba/PA, 2020. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/abaetetuba/panorama>. Acesso em: 17 out 2020.

CARMO. H; FERREIRA, M.M. Metodologia da Investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998. 349 p.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. 2a Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 110 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005.

D'ARACE, L. M. B.; PINHEIRO, K. A. O.; GOMES, J. M.; CARNEIRA, F. S.; COSTA, N. S. L.; ROCHA, E. S.; SANTOS, M. L.. Produção de açaí na região norte do Brasil. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.10, n.5, p.15-21, 2019. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0002

EQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, RECIFE: UFPE, 2004. Disponível em:< http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/05/1CC08743214762.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2020.

LOBATO, Fabricio Da Silva. FIALHO, Roberto Paulo Bibas. Uma Proposta De Atividade Para Ensinar Função Periódica À Luz Da Etnomatemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 03, Vol. 14, pp. 105- 116. Março de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/funcao-periodica, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/funcao-periodica

GIL, A. C; Métodos e Técnicas de PESQUISA SOCIAL. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PEREIRA, K. Q., LOBATO, F. DA S., FIALHO, R. P. B., & ALVES, F. J. DA C. (2024). Um estudo sobre a etnomatematica do açaí. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, 16(3), e3634. https://doi.org/10.55905/cuadv16n3-051

AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481.

PARÁ. Dário Oficial do Estado do Pará. Decreto estabelece regras para manipulação artesanal do açaí. Belém: IOEPA, 2012. Disponível em: < http://www.ioepa.com.br/pages/2012/2012.01.24.DOE.pdf> Acesso em: 28 out 2020.

SANTOS, Ronize da Silva. COELHO-FERREIRA, Marlia. Estudo etnobotânico de Mauritia flexuosa L. f. (Arecaceae) em comunidades ribeirinhas do Município de Abaetetuba, Pará, Brasil. Manaus: Scielo, 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0044-672012000100001&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 27 out 2020

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

da Silva Lobato, F., Valdilene dos Santos Araújo, Antonino de Araújo Farias, & Roberto Paulo Bibas Fialho. (2025). PROPOSTA DE ATIVIDADE POR MEIO DA ETNOMATEMATICA: UM ESTUDO SOBRE O AÇAI EM ABAETETUBA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1), 1–15. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i3.3513

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)