A LINGUAGEM DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i3.3460Palavras-chave:
Linguagem, Internet, Internetês, EscritaResumo
A presente pesquisa se trata de um recorte da minha tese de doutorado em Educação, à qual permeia as transformações pelas quais passa a linguagem, tomando por referencial a comunicação utilizada por usuários da internet. Desse cenário, nas últimas décadas o desenvolvimento tecnológico tem tomado proporções avultosas no que tange ao emparelhamento de informações, ou seja, como os usuários recepcionam essas mudanças e como estão utilizando essa ferramenta digital. Quais são os benefícios que essa ferramenta tem proporcionado à aprendizagem escrita e leitora para os alunos do Ensino Fundamental I? A utilização da internet, e das redes sociais como suportes mais usados para comunicação, tem se mostrado como objeto de observação pelos estudiosos, no que se refere à adaptação da própria linguagem? Uma vez que essa nova modalidade comunicativa se apresenta com uma variedade de recursos sensoriais, além de proporcionar uma melhor e célere comunicação. Considerando que essa modalidade comunicativa pode, não só economizar tempo e espaço, como também suscitar uma nova linguagem – denominada de linguagem digital - procura-se mostrar neste estudo as diferenças e aproximações entre a linguagem tradicional e a digital no que concerne aos suportes responsáveis pelo armazenamento de informações e suas veiculações. Dentro do macro tema educacional, identifica-se que a cada dia, mais estudantes dos mais variados níveis interagem nesse amplo espaço virtual, no qual se cria uma infinidade de dialetos e pseudoescritas, espaço esse que fez nascer o internetês, linguagem comunicativa digital que estudaremos como elemento comparativo entre as linguagens tradicional e digital, portanto, elemento utilizado pelos que navegam por ambientes virtuais.
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