PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA DA UFCG ACERCA DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIAS(PcD)

Autores

  • Lívia Alves de Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Guedes de Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Helena Machado da Costa Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Gyselle Tenório Guênes Universidade Federal de Campina Grande
  • Gymenna Maria Tenório Guênes Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2750

Palavras-chave:

Odontologia para Pessoas com Deficiência; Percepção de Estudantes; Saúde bucal; Inclusão; Grade Curricular;

Resumo

As pessoas  com  deficiência  (PcD)  são  os  indivíduos  que  apresentam  desvios  de  natureza  física, sensorial ou intelectual, que os limite de participação integral na sociedade, por um certo período ou a  vida  toda.  A  PcD  está  exposta  a  desenvolver  desordens  na  cavidade  bucal  que  podem  agravar suas  alterações  sistêmicas  presentes,  causando  uma  higiene  oral  negligenciada. Este estudo foi do tipo observacional, transversal, com abordagem indutiva e procedimento comparativo descritivo. O  presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a percepção de estudantes frente o conhecimento sobre PCd, bem como o atendimento de pessoas com deficiência na UFCG, campus de Patos. Um questionário foi aplicado aos  alunos do 5º ao 10º semestre. As questões versavam a respeito do conhecimento em relação a pessoas com deficiência, os sentimentos norteadores dos atendimentos, além da importância de uma disciplina na grade curricular que trate sobre este assunto.  O projeto de pesquisa foi enviado para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitátio de Patos-PB, sob o número do parecer 6.844.727. Após a coleta dos dados, verificou-se que entre os participantes, 70% são mulheres com idades entre 18 e 25 anos. Além disso, 44% nunca tiveram contato com pessoas com deficiência (PcD) durante a graduação, 65% se consideram incapazes de realizar tratamentos nesses pacientes, e 100% sentem a necessidade de uma disciplina específica que trate do assunto. Esses resultados evidenciam a importância de incluir conteúdos que preparem os futuros profissionais para atenderem adequadamente essa população, promovendo uma prática inclusiva e de qualidade.

Referências

- AHRENS, D. et al. A presença significativa de mulheres na profissão odontológica:

uma análise das fases iniciais da carreira. Journal of Dental Education, v. 84, n. 5, p. 561-

, 2020.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção

Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde

Bucal. Brasília, 2004. 16 p.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Bucal. Brasília, DF,

- BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para Educação Especial.

MEC/SEESP: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

- BROWN, L. J. et al. Continuous professional development in dentistry: Addressing the

needs of special care patients. Journal of Dental Education, v. 81, n. 11, p. 1358-1365,

- CARNEIRO JUNIOR, N. et al. Organização de práticas de saúde equânimes em atenção

primária em região metropolitana no contexto dos processos de inclusão e exclusão

social. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 15, n. 3, 2006.

- DUAILIB, S. E.; DUAILIB, M. T. Uma nova visão sobre conceito e classificação em

pacientes especiais. Revista Paulista de Odontologia, Mar-Abr, 20:28-33, 1998.

- ELAM, C. L. et al. Addressing confidence and competence in treating patients with

special needs: A study of dental school graduates. Journal of Dental Education, v. 79,

n. 10, p. 1153-1160, 2015.

- FIGUEIREDO, et al. Perfil de los pacientes com necesidades especiales. Associação

Argentina de Odontologia para Crianças, v. 32, n. 1, p. 8-11, 2003.

- FOURNIOL, A. Pacientes Especiais e a Odontologia. São Paulo: Santos, 1998.

- GALLAGHER, J. E. et al. The changing gender profile of applicants to dental schools in

the United States. Journal of Dental Education, v. 79, n. 5, p. 567-575, 2015.

- GRUSPUN, H. A Família e o Ambiente do Excepcional. Psiquiatria Atual, Set, p. 45-51,

- GUEDES-PINTO, A. C. Odontopediatria. 7. ed. São Paulo: Santos, 2003.

- GUIMARÃES, et al. Medidas preventivas em odontologia para pacientes portadores de

necessidades especiais. Revista Ibero-Americana de Odontopediatria e Odontologia do

Bebê, v. 9, n. 47, p. 79-84, 2006.

- HADDAD, A. S. Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais.

São Paulo: Santos, 2007.

- JOFFE, L. et al. Curriculum gaps in dental education: Addressing the needs of

patients with special needs. Journal of Dental Education, v. 83, n. 6, p. 695-703, 2019.

- MCGRATH, C. et al. The gap in dental education for patients with special needs: A

review of current practices and future directions. Journal of Dental Education, v. 81, n.

, p. 151-159, 2017.

- ROSEN, J. et al. Seeking additional training in special care dentistry: A survey of

dental professionals. Journal of Dental Education, v. 83, n. 7, p. 779-788, 2019.

- SAMPAIO, E. F.; CESAR, F. N.; MARTINS, M. G. M. Perfil odontológico dos pacientes

portadores de necessidades especiais atendidos no Instituto de Previdência do

Estado do Ceará. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, v. 17, n. 3, p. 127-134, 2004.

- SILVA, L. C. P. et al. A importância da formação continuada em odontologia para o

manejo de pacientes com necessidades especiais. Revista Brasileira de Odontologia,

v. 73, n. 4, p. 245-252, 2016.

- SILVA, L. C. P.; CRUZ, R. A. Odontologia para pacientes com necessidades especiais:

protocolos para o atendimento clínico. São Paulo: Santos, 2009.

- SMITH, M. M. et al. Trends in the gender composition of dental students and faculty in

the United States: 2000-2015. Journal of Dental Education, v. 82, n. 3, p. 281-288, 2018.

- STOMATOS, Canoas. Atenção odontológica em pacientes com deficiências: a

experiência do curso de odontologia da Ulbra. Stomatos, Canoas, RS, v. 16, n. 31, p. 92-

, jul.-dez. 2010.

- TOLEDO, O. A. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. São Paulo:

Panamericana, 1986. p. 221-240.

- VARELLIS, M. L. Z. O paciente com necessidades especiais na odontologia – manual

prático. São Paulo: Santos, 2005.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Alves de Brito, L., Matheus Guedes de Moura, Camila Helena Machado da Costa Figueiredo, Gyselle Tenório Guênes, & Gymenna Maria Tenório Guênes. (2024). PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA DA UFCG ACERCA DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIAS(PcD). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2750

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)