PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA DA UFCG ACERCA DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIAS(PcD)
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2750Palabras clave:
Odontologia para Pessoas com Deficiência; Percepção de Estudantes; Saúde bucal; Inclusão; Grade Curricular;Resumen
As pessoas com deficiência (PcD) são os indivíduos que apresentam desvios de natureza física, sensorial ou intelectual, que os limite de participação integral na sociedade, por um certo período ou a vida toda. A PcD está exposta a desenvolver desordens na cavidade bucal que podem agravar suas alterações sistêmicas presentes, causando uma higiene oral negligenciada. Este estudo foi do tipo observacional, transversal, com abordagem indutiva e procedimento comparativo descritivo. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a percepção de estudantes frente o conhecimento sobre PCd, bem como o atendimento de pessoas com deficiência na UFCG, campus de Patos. Um questionário foi aplicado aos alunos do 5º ao 10º semestre. As questões versavam a respeito do conhecimento em relação a pessoas com deficiência, os sentimentos norteadores dos atendimentos, além da importância de uma disciplina na grade curricular que trate sobre este assunto. O projeto de pesquisa foi enviado para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitátio de Patos-PB, sob o número do parecer 6.844.727. Após a coleta dos dados, verificou-se que entre os participantes, 70% são mulheres com idades entre 18 e 25 anos. Além disso, 44% nunca tiveram contato com pessoas com deficiência (PcD) durante a graduação, 65% se consideram incapazes de realizar tratamentos nesses pacientes, e 100% sentem a necessidade de uma disciplina específica que trate do assunto. Esses resultados evidenciam a importância de incluir conteúdos que preparem os futuros profissionais para atenderem adequadamente essa população, promovendo uma prática inclusiva e de qualidade.
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