A REDUÇÃO DA MENORIDADE PENAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2655Palavras-chave:
Punição, Criminalidade, Políticas Públicas, ReduçãoResumo
A menoridade penal é um tema bastante polêmico e com opiniões que divergem acerca da sua redução, da proteção ao jovem infrator e do processo socioeducativo. Trata-se de um trabalho que expõe temáticas que são englobadas dentro do tema principal e que muito auxiliam para o estudo dos menores infratores, objetivando que se tenha cautela na elaboração de punições e/ou na decisão de enviá-los para centros de internação que nem sempre contam com projetos socioeducativos para evitar a reincidência do indivíduo. O objetivo deste trabalho é analisar qual a relação existente entre a maioridade penal e a redução da criminalidade e da violência. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa aplicada, para adquirir conhecimento através de estudos a solução desse problema, utilizando bibliografias especializadas sobre os aspectos dos direitos da criança e adolescentes no Brasil, e para pesquisa será utilizado o método bibliográfico documental. Ao final desse estudo espera-se compreender como a redução da menoridade penal pode ou não influenciar a entrada do menor no mundo do crime. A atual política criminal no Brasil tem caráter repressivo e, portanto, está centrada nos sistemas policial, judiciário e penitenciário. No entanto, os índices de criminalidade continuam aumentando, indicando que as políticas criminais repressivas não surtem os efeitos desejados no Estado e na sociedade. Isso indica a necessidade de mudanças nas atuais políticas de justiça criminal, principalmente nas medidas adotadas quando o menor está sob guarda do Estado. Sem dúvida, existe a necessidade de mais políticas de prevenção penal e políticas públicas que garantissem o acesso de crianças e adolescentes aos seus direitos, assim coibindo a entrada no mundo do crime.
Referências
ANDRADE, Luis Fernando de. A impossibilidade da redução da maioridade penal do Brasil. ABC do direito. 2019. Disponível em: https://www.abcdodireito.com.br/2013/01/a-impossibilidade-da-reducao-da-maioridade-penal-no-brasil-.html. Acesso em: 25 abr. 2023.
______, BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Aceso em: 30 abr. 2023.
BARROS, Andreia. Bullyng: é preciso levar a sério ao primeiro sinal. Revista Nova Escola. Abril de 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1439/bullying-e-preciso-levar-a-serio-ao-primeiro-sinal. Acesso em: 29 abr. 2023.
CARVALHO et al. O Adolescente em conflito com a lei e as medidas socioeducativas: de menor a sujeito de direitos. Educação Básica Online, vol.1, is.1, Jan./Apr., 2021, p.88-97.
CORTELLA, M.S. Qual é a tua obra? - Inquietações Propositivas Sobre Ética , Liderança e Gestão / Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2017.
CHRISPINO, A.; CHRISPINO R. S. P. A judicialização das relações escolares e a responsabilidade civil dos educadores / Rio de Janeiro, Ensaio: aval. Publ. Educ. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n58/a02v1658.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2023.
DRIEU, Didier. et al. O agir adolescente e suas ressonâncias grupais. In: AMPARO, Deise Matos do et al. Adolescência e violência: intervenção e estudos clínicos, psicossociais e educacionais / Brasília: Líber Livro e Editora Universidade de Brasília, Cap. XIII, 2020.
DOTTI, René Ariel. Curso de direito penal: parte geral. 8. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 2022.
FERREIRA, Rosângela Maria de Araújo. Inclusão Escolar de Adolescentes em situação de liberdade assistida / Dissertação (Mestrado) Universidade Católica de Brasília, 2017.
FREITAS, André Guilherme Tavares de. O Direito à Integridade Física e a sua Proteção Penal. Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro nº 59, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1275172/Andre_Guilherme_Tavares_de_Freitas.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.
GOMES, Candido Alberto. A inflação da adolescência. In: AMPARO, Deise Matos do et al. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico / Brasília: Líber Livro Editora, Cap. V, 2020.
OLIVEIRA, Vívian Sleiman de. A imputabilidade penal ao menor no direito penal. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XX, n. 163, ago 2017. Disponível em: http://www.a mbito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=19417. Aceso em: 01 mai. 2023.
ROSSATO, Luciano Alves. Estatuto da Criança e do Adolescente : Lei n. 8.069/90 – comentado artigo por artigo / Luciano Alves Rossato, Paulo Eduardo Lépore, Rogério Sanches Cunha. – 11. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2019.
REIS, Tânia Teixeira; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Violência nas escolas: tendências mundiais. In: : AMPARO, Deise Matos do et al. Adolescência e violência: intervenção e estudos clínicos, psicossociais e educacionais / Brasília: Líber Livro e Editora Universidade de Brasília, Cap. VIII, 2016.
SILVA, R. L. A ineficácia da medida sócioeducativa de internação de adolescentes em conflito com a lei. 2016. 48f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Direito) - Faculdade ASCES. Curuaru, 2016.
SARAIVA, João Batista Costa. Compêndio de direito penal juvenil, Adolescente e ato infracional 4º edição. Porto Alegre. Livraria do Advogado Editora, 2018
STEIN, Daniel Dr. et al. O jovem, a violência e a legislação. In: L. ELENA, Luiza; VALLE, Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de. Violência e educação: a sociedade criando alternativas / Rio de Janeiro: Wak Editora, Cap. XX, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.