A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA E AS MANOBRAS EM PROL DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Daniel de Matos Rodrigues Faculdade AlfaUnipac
  • Elane Lopes Soares Pimenta Faculdade Alfa Unipac
  • Raquel de Souza Pompermayer Faculdade Alfa Unipac

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v14i1.1866

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação à Distância. Administração. Pedagogia. Coordenação de Cursos. WhatsApp.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar os desafios e importância  das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem junto aos cursos de Administração e Pedagogia na modalidade de Ensino à distância (EAD) durante a pandemia e pós seu período de isolamento social, identificando os entraves gerados pelas limitações tecnológicas de manuseio. A pesquisa foi conduzida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise de dados obtidos por meio da participação dos autores na Instituição de Ensino Superior IES, e através de pesquisas bibliográficas de livros, metodologias de ensino e artigos científicos. Os principais resultados obtidos demonstraram que as TICs desempenham um papel fundamental na condução remota de 85 polos de EAD, através  da interação do aluno com a plataforma AVA (ambiente, virtual de aprendizagem),  que possibilitou atingir fluidez e agilidade na realização das atividades propostas e interação dos alunos com os conteúdos curriculares dos cursos. Outro aspeto de interesse para a pesquisa é a combinação de aulas remotas e encontros presenciais com tutores no pós-pandemia, que se mostrou essencial para proporcionar uma experiência de aprendizado  enriquecedora para os alunos. Em conclusão, pode-se asseverar que as TICs desempenham um papel crucial no ensino à distância, especialmente durante a pandemia e atualmente não menos importante, segue-se com ensino híbrido, Inteligência Artificial, meta verso, etc, agregando cada vez mais recurso inovadores como aliados no trabalho pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.

Referências

ANDRADE, Marta Cardoso. WhatsApp é o novo “queridinho” da Comunicação Mercadológica

ou é da Comunicação Organizacional?. Dito Efeito-Revista de Comunicação da UTFPR, v.

, n. 20, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s16022-021-0192-4

ANDRADE, Sidinei; et al. Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de

Informação e Comunicação. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11119-e11119,

Moran, J., & Mattar, J. (1ª edição São Paulo 2023). Diálogos sobre Educação Híbrida e

Digital. Editora:Artesanato Educacional, 2023. v. 52. DOI: https://doi.org/10.4151/07189729-Vol.52-Iss.2-Art.194

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação

a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da

educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7,

p. e521974299-e521974299, 2020.

KROETZ, Ketlin; OZELAME, Diego Machado. A proliferação da educação a distância:

problematizando alguns discursos. Ensino em Perspectivas, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2023.

Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.14, 2023

ISSN 2178-6925

OLIVEIRA, Nathan Peixoto; et al. A evolução da universidade no contexto do ensino a distância

e das TICs. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 201-215, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24378

OLIVEIRA, Emerson Roberto de; NASCIMENTO, Cinara Ourique do. Os novos desafios da

educação a distância no Brasil. South American Journal of Basic Education, Technical and

Technological, v. 7, n. 1, p. 512-524, 2020.

PEREIRA, Fernanda de Fátima Fernandes; FORTUNA, Daniele Ribeiro; SILVA, Renato da.

Sociabilidade em tempos de quarentena: o WhatsApp como ferramenta de interação social

durante a pandemia de COVID-19. Travessias, v. 15, n. 2, p. 404-422, 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27349

Tori, R. (3ª edição, São Paulo 2022). Educação sem Distância: Mídias e Tecnologias na

Educação a Distância, no Ensino Híbrido e na Sala de Aula. Editora: Artesanato

Educacional, 2023.

ROTHEN, José Carlos; NÓBREGA, Evangelita Carvalho da; OLIVEIRA, Ivan dos Santos. Aulas

remotas em tempo emergente: Relato de experiência com a turma “Avaliação Institucional da

Educação” na UFSCar. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 29, 2020.

SANTOS, João Alberto Neves dos; et al. Avaliação do Ensino Remoto Emergencial: A

Percepção dos Professores da Universidade. Revista Interacções, v. 19, n. 66, p. 1-28, 2023.

SANTOS, Edvania Cordeiro dos; SANTOS, Rayssa Feitoza Felix dos. WhatsApp como

ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e

suas implicações. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 10,

SOUZA, Sonia Maria da Fonseca; et al. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a

distância e remoto em tempos de covid-19. Revista Transformar, v. 14, n. 2, p. 40-53, 2020. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2664

TEIXEIRA JUNIOR, Nadir; MEIRA, Aline Fátima de. Educação a distância no Brasil e suas

tendências para os próximos anos. Cadernos Acadêmicos Unina, v. 3, n. 1, 2023.

TOSO, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; et al. Abordagem sobre Interdisciplinaridade em

saúde na pós-graduação em tempos de pandemia: experiência de atividade remota e

síncrona. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Daniel de Matos Rodrigues, Elane Lopes Soares Pimenta, & Raquel de Souza Pompermayer. (2023). A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA E AS MANOBRAS EM PROL DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 13(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v14i1.1866