REVISÃO DA VIDA TODA – A POSSIBILIDADE DA INCLUSÃO NOS ATUAIS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DE CONTRIBUIÇÕES FEITAS ANTES DE JULHO DE 1994
Resumo
O julgamento do Tema 1.102 do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Revisão da Vida Toda talvez tenha sido a decisão mais aguardada do ano de 2022. O presente trabalho irá discutir o cenário histórico desde o Plano Real, passando pelo advento da Lei 9.876/99, que alterou a redação do art. 29, I e II, da Lei 8.213/91, pela Emenda Constitucional n. 103/2019 (EC 103/19), que tratou da Reforma da Previdência, até a publicação do acórdão da decisão em 2023. Portanto, toda a análise do quadro fático que está inserida a revisão objetiva verificar se houve um direito violado durante duas décadas de direitos oprimidos, haja vista a não contabilização das contribuições sociais anteriores a julho de 1994 e que poderiam ter aumentado de forma significativa os valores recebidos pelos segurados. Desse modo, durante a elaboração da pesquisa, adotou-se a metodologia dedutiva e histórica analisando a doutrina e legislação, bem como observando todo um contexto social. Assim, com a pesquisa foi possível confirmar a possibilidade de inclusão das contribuições feitas anteriormente a 1994 diante do julgamento favorável aos segurados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.