AVALIAÇÃO FÍSICO QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO DA ÁGUA UTILIZADA EM FOOD TRUCK NA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS
Resumo
Na elaboração das refeições nos food trucks, o uso da água da potável está envolvido no preparo e sanitização dos alimentos, higienização de mãos de manipuladores, de utensílios e superfícies que entram em contato com alimentos. O estudo avaliou a qualidade da água utilizada e as condições higiênico sanitária em food truck. Foram realizadas coletas mensais na cidade de Paraíso do Tocantins em quatro (04) food trucks A, B, C e D no ano de 2019, com quatro (4) tratamentos e doze (12) totalizando 48 amostras pesquisadas. Foram realizadas análises de Condutividade elétrica (CE), cloro residual livre (CRL), potencial hidrogeniônico (pH), turbidez, coliformes totais e termotolerantes. A fim de verificar se houve diferença significativa entre os resultados aplicou-se a ANOVA e entre as médias das variáveis de resposta o teste de Tukey ao nível de 5% de significância. A Análise de Componentes Principais (ACP) foi usada para agrupar as variáveis físico-químicas em função da similaridade. A análise estatística foi realizada utilizando o programa Sisvar versão 5.6. Não houve diferença significativa (p<0,05) para as variáveis físico-química analisadas. Os resultados das análises de cloro livre, potencial hidrogeniônico, pH, turbidez, coliformes totais e termotolerantes apresentaram valores em conformidade com a legislação vigente. Recomenda-se o contínuo monitoramento da qualidade da água, limpeza e manutenção das torneiras e caixas d’água para minimização dos riscos à saúde da ingestão de alimentos preparados com água que não atenda ao padrão de potabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.