CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM FORNO SOLAR COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NÃO FORMAL NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
A predominância do tradicionalismo no ensino de Física no sistema educacional brasileiro é evidenciada e fundamentada na ausência de relação com o dia a dia do aluno, memorização dos conteúdos ministrados através de forma repetitiva, aulas expositivas, livro didático como foco pedagógico, nível mínimo de cognição e ausência de compreensão de uma situação-problema. Sendo assim, há necessidade de alternativas transformadoras para reverter o ensino mecanizado e propiciar ao aluno a posição de protagonista no procedimento de aprendizagem, deixando de ser ouvinte de informações, em um ambiente onde há contextualização das concepções científicas. Assim, o objetivo desse estudo foi propor a construção e análise da potência útil de um forno solar alternativo construído com material de baixo custo utilizado como objeto educacional didático no ensino de Termologia, Calorimetria, Propagação de calor no conteúdo de Termodinâmica na disciplina de Física nos 2º anos do Médio Integrado ao Curso de Agroindústria e Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins: campus paraíso do Tocantins. O direcionamento do estudo realizado é de caráter experimental e quantitativo. O forno solar construído foi utilizado como laboratório no ensino de Termodinâmica. Após o experimento os alunos responderam um questionário. O forno solar auxiliou a aprendizagem, colaborando como desenvolvimento de uma aprendizagem significativa visando à melhoria do ensino através de numa melhor assimilação dos conteúdos de Termologia, Calorimetria, Propagação de calor e Termodinâmica na disciplina de Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.