CLIMA ORGANIZACIONAL:

UMA APRECIAÇÃO DE SEU SIGNIFICADO E A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO FATOR INFLUENCIADOR NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

Autores/as

  • Charleston Sperandio de Souza Alfa Unipac
  • Bethânia Roberta Honorato Neves Alfa Unipac

Palabras clave:

Clima organizacional, endomarketing, motivação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre o significado de clima organizacional e analisar o endomarketing como ferramenta influenciadora no clima e no desempenho empresarial. O clima organizacional representa a ideia que os colaboradores têm a respeito da organização no que se refere ao seu ambiente de trabalho, por isso, é importante que seja dada a devida importância a esse fator, sobretudo porque, ele influencia na motivação dos indivíduos que atuam na organização. O endomarketing, oriundo do marketing tradicional, evoluiu para proporcionar a comunicação interna entre gerência, colaborador e seus componentes que constituem a gestão do endomarketing. A pesquisa foi desenvolvida por caráter teórico empírico, a fim de contextualizar se o endomarketing realmente é capaz de influenciar e melhorar o clima organizacional através de suas ferramentas que são voltadas para encantar o cliente interno (colaborador). Portanto, este artigo visa responder questões sobre a maneira como o endomarketing pode auxiliar na melhora do clima organizacional.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Souza, C. S. de, & Neves, B. R. H. (2023). CLIMA ORGANIZACIONAL:: UMA APRECIAÇÃO DE SEU SIGNIFICADO E A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO FATOR INFLUENCIADOR NO DESEMPENHO EMPRESARIAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/939

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