APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA UTILIZANDO O APLICATIVO “BIOQUÍMICA RA” E A CARTILHA “BIOQUÍMICA NO COTIDIANO”

Autores/as

  • Bianca Thaís Dalberto IFMG campus Arcos
  • Marcela de Souza Alves IFMG campus Arcos
  • Marcela de Melo Fernandes IFMG campus Arcos

Palabras clave:

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino de Bioquímica; Recursos digitais;

Resumen

Este estudio investigó los efectos del uso de la tecnología de realidad aumentada (RA) y una guía didáctica en la enseñanza de la bioquímica para estudiantes de tercer año de la escuela secundaria. Con el objetivo de mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje, se adoptó un enfoque descriptivo, observacional y experimental que involucró a 37 estudiantes del CEFET/RJ. Los recursos digitales utilizados fueron la guía "Bioquímica en la vida cotidiana" y la aplicación "Bioquímica RA". Los estudiantes fueron evaluados a través de un cuestionario teórico y una autoevaluación. Los resultados revelaron que el uso de estas herramientas digitales resultó en un mejor rendimiento y comprensión de los conceptos de bioquímica, permitiendo a los estudiantes visualizar y aplicar los conceptos abstractos en el contexto cotidiano. Estos hallazgos sugieren que otros profesores pueden beneficiarse de estos resultados y adoptar esta metodología prometedora en sus aulas.

Palabras clave: Aprendizaje; Enseñanza de la Bioquímica; Recursos digitales;

Citas

AUSUBEL, David P., and A. Aprendizagem Significativa. "a teoria de David Ausubel." São Paulo: Moraes (1982).

EDUCAÇÃO, M. Da. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio. [S.l.]: [s.n.], 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>

BEZERRA, I. P. R. Cartilha interativa para o processo de ensino aprendizagem em bioquímica no ensino médio. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2022.

CARVALHO, L. D.; GONÇALVES, L. H. F.; FAVARATO, R. C. Jogo educativo e cartilha didática no ensino de bioquímica: relato de experiência. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 9, p. e149998823, 2020.

DIAS, C. D. C.; JÚNIOR, R. S.; SILVA, V. D.; AZEVEDO, S. C.; NETO, D. M.M. Utilização De Jogos Digitais Para O Ensino De Ciências Biológicas. BOLETIM DECONJUNTURA (BOCA), 2023. v. 14, n. 42, p. 125–138. Disponível em: < https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1465/708>

FRANCA, G. V. D. L.; SANTOS, G. R. D.; NASCIMENTO, L. F. D. A cartilha didática como instrumento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em bioquímica. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 605-618, 2017.

GOMES, L. M. J. B.; MESSEDER, J. C. Revista Digital como Recurso Tecnológico para o Ensino de Bioquímica na Educação Básica. Revista Virtual de Química. v.7, n. 3, p. 950-961, 2015.Disponível em: < https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v7n3a14.pdf>

KARSAI, A.; BÁNÁTI, D.; SZÉKELY, M. Using Augmented Reality in Biochemistry Education. Education Sciences, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 12, 2020. Disponível em: < https://iubmb.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/bmb.21063>

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. InFor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016. Disponível em: <https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167>

NASCIMENTO, G. Realidade aumentada no ensino da química submicroscópica: alguns aspectos a serem considerados para o planejamento de atividades na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/229481/001130954.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

PERSON, V. A. Desafios No Ensino De Bioquímica Das Membranas Biológicas: Concepções, Experimentações E Metodologias De Ensino. Tese. Centro de ciências naturais e exatas programa de pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica. Universidade de Santa Maria-RS, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/29272/TES_PPGBT_2023_PERSON_VANESSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

PEREIRA, A. C. C.; ALCÂNTARA, C. S. Histórias em quadrinhos na educação. 1 ed. Fortaleza: Editora da UECE, 2021. Disponível em: < https://www.uece.br/eduecewp/wp-content/uploads/sites/88/2013/07/Histórias-em-quadrinho-na-educação-possibilidades-de-uma-prática.pdf>

SILVA, H. M.; SANTANA, N. S. Avaliação de uma aula prática orientada a “Osmose em ovos de codorna”: contribuições e possibilidades para o ensino de Bioquímica no ensino médio. Revista de Ensino de Bioquímica, 2022. v. 20, n. 1, p. 129–144.

SOLNER, T. B.; FERNANDES, L. D. S.; PEIXOTO, S. C.; FANTINEL, L. O ensino de bioquímica no Brasil: um olhar para educação básica. Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), 2019. n. 2, p. 126–137. Disponível em: <https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2311/482483270>

REIS, Luiz Fernando de Arruda. Realidade aumentada no ensino de química: desenvolvimento de objetos virtuais para aplicativo smartphone como proposta de ensino de eletroquímica. 2019. Dissertação (Magister Scientiae) – Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Universidade Federal de Viçosa. 2019. Disponível em: <https://profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2019/07/Dissertacao-Luiz-Fernando.pdf>

TORI. R.; KIRNER, C.; SISCUOTTO, R. Fundamentos e tecnologia da realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006. Disponível em: <https://pcs.usp.br/interlab/wp-content/uploads/sites/21/2018/01/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf>

Publicado

2023-08-10

Cómo citar

Dalberto, B. T., de Souza Alves, . M. ., & de Melo Fernandes, . M. . (2023). APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOQUÍMICA UTILIZANDO O APLICATIVO “BIOQUÍMICA RA” E A CARTILHA “BIOQUÍMICA NO COTIDIANO”. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/774