Utilização de sites e aplicativos como ferramentas de auxílio à aprendizagem

Autores/as

  • Anne de Oliveira Duarte Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Kézia Pereira da Silva Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Andreia Teixeira de Oliveira Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Ciro Meneses Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palabras clave:

Ensino, Google Docs, Duolingo, Khan Academy, Gamificação

Resumen

Em plena era tecnológica digital, em que os jovens são denominados nativos digitais, surgem a todo o momento ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula, facilitando o aprendizado. A maioria delas aliadas a gamificação, que instiga ainda mais o aluno em suas atividades de aprendizado, com desafios, missões e rankings. O presente artigo busca verificar as funcionalidades das ferramentas Khan Academy, Google Docs e Duolingo em sala de aula visando a aulas mais interativas, envolventes e completas. Para o desenvolvimento deste, foram feitos testes iniciais em duas turmas, uma de 1º ano do Ensino Médio e outra de 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular de Teófilo Otoni após instruções de uso delas. Ao final, os alunos e o professor responderam a um questionário sobre qual o retorno didático que tiverem quanto à ferramenta, se contribuiu para o aprendizado, entre outros. A tecnologia aliada a conteúdos traz oportunidades de ensino dentro e fora da sala. Os dispositivos móveis e computadores, aliados aos recursos de jogos com desafios, metas a serem alcançadas e “certa dose” de competição trazem estímulo ao aluno. No término dos testes, chega-se à conclusão de que a busca por introduzir as ferramentas no ambiente escolar, de maneira cuidadosa e bem planejada, trará grandes ganhos tanto para estudantes como instituições de ensino.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Duarte, A. de O., Silva, K. P. da, Santos, A. T. de O., & Santos, C. M. (2023). Utilização de sites e aplicativos como ferramentas de auxílio à aprendizagem. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/674

Artículos más leídos del mismo autor/a