Aplicação de uma solução de Business Intelligence para apoiar a Gestão Acadêmica em Universidades Federais Brasileiras
Palavras-chave:
Business Intelligence (BI), Gestão de Informação, Evasão Estudantil, Gestão Acadêmica, Universidades Federais BrasileirasResumo
O Business Intelligence (BI) abrange diversas tecnologias a fim de facilitar a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para a tomada de decisões. Diante do cenário de mudanças e competitividade, as organizações buscam soluções estratégicas para os desafios encontrados. As Universidades Federais brasileiras, dentro dessa perspectiva, necessitam de um posicionamento estratégico para enfrentar os crescentes aumento da evasão escolar. O BI insere-se como uma ferramenta de apoio da gestão acadêmica a partir da sua flexibilidade e a multidimensionalidade, no qual traz visões e operações sobre os dados obtidos para fins analíticos. O objetivo deste trabalho é avaliar a aplicação do BI no processo de entendimento e visualização sobre as causas da evasão estudantil nas Universidades Federais brasileiras. Como o resultados é possível tomar decisões rapidamente minimizando os efeitos negativo para a instituição e todo sociedade. Como resultado, observou-se que com a aplicação do BI é possível identificar os aspectos de maior incidência desse fenômeno criando indicadores que atuei rapidamente nas causas que levam a evasão estudantil. Consequentemente, podendo auxiliar na tomada de decisão e na busca de soluções que diminua os eventos que potencializam esses fenômenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.