MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA RETENÇÃO DE CLIENTES

Autores/as

  • Thiago Martins Monteiro Gondim Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Lucia Helena de almeida Pacheco Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Edvaldo Silva Dutra Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Graciano José Ferreira Junior Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Marketing de relacionamento, Fidelização, Clientes

Resumen

Através deste artigo pretende-se demonstrar que, utilizando o marketing de relacionamento, as empresas podem obter maior facilidade e sucesso em manter os clientes e ainda possibilitando a conquista de novos, sendo um diferencial na escolha entre empresas e produtos, que traz para o consumidor um motivo concreto para escolher determinada marca. Através da pesquisa, procurar-se-á entender como o CRM (Customer Relationship Management) pode otimizar a relação com os clientes, para conseguir a fidelização destes. Assim, tem-se como objetivo identificar, analisar e compreender a importância do CRM e do marketing de relacionamento para fidelizar clientes. A metodologia aplicada neste trabalho foi de abordagem qualitativa, descritiva e explicativa delineada conforme os critérios estabelecidos pela pesquisa bibliográfica. O estudo inicia-se com ênfase no marketing e seus conceitos, tendo como foco a otimização da relação com o cliente, visando obter a fidelização do mesmo.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Gondim, T. M. M., Pacheco, L. H. de almeida, Dutra, E. S., & Ferreira Junior, G. J. (2023). MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA RETENÇÃO DE CLIENTES. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/627

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