A DANÇA COMO MELHORIA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palabras clave:
Deficientes visuais., Dança, Consciência CorporalResumen
Os novos paradigmas mundiais apontam para a necessidade de um tratamento mais humanizado com pessoas que apresentam deficiência, atendendo este princípio, a dança pode ser um instrumento humanizador e de compromisso com os deficientes, entre eles, o deficiente visual. A limitação do indivíduo com esta deficiência está relacionada à percepção visual, entretanto suas outras fontes de percepção estão intactas e possibilitam a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar a dança como melhoria da consciência corporal de crianças com deficiência visual, como instrumento de socialização, aprimoramento de habilidades básicas e dos padrões fundamentais do movimento. Através desta pesquisa foi possível concluir que a dança possui um valor significativo para aprimoramento da coordenação, noção espacial, autoestima, concentração, segurança e socialização, entre outros tantos pontos positivos, contribuindo assim de forma significativa na vida dos deficientes visuais. Possibilita a superação de limites impostos pela deficiência, ampliando as possibilidades motoras com a execução de movimentos conscientes, promovendo a melhoria do equilíbrio e da locomoção, da realização pessoal e propicia uma vida ativa. A pesquisa caracteriza-se quanto aos meios como uma pesquisa bibliográfica, feito através de uma revisão de literatura realizada com livros que versam sobre inclusão social, dança, dança associada a pessoas cegas e artigos acadêmicos pesquisados no google acadêmico, google books e demais sites onde encontram-se produções científicas que discutem essa temática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.