O JOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Jogo pedagógico, Educação infantil, Aprendizagem significativaResumen
O presente trabalho consiste em uma análise do jogo, do seu caráter lúdico e das suas contribuições para a construção de aprendizagens significativas na educação infantil. Levantado o seguinte problema, quais são as contribuições dos jogos pedagógicos para a construção de processos de ensino- aprendizagem significativa na educação infantil? Com esse questionamento analisou-se a importância e as influências dos jogos no processo ensino aprendizagem na educação infantil. Partindo do pressuposto de que o jogo para a criança é uma condição para a vivência e livre exploração do espaço, permitindo desenvolver suas potencialidades e aprender de maneira significativa, toma-se como objeto de análise qualitativa os processos relacionados ao jogo e à aprendizagem significativa na educação infantil. Foi centrada em uma revisão de literatura perpassando por autores como Kishimoto (20011), Lopes (2005), Friedmann (1996), entre outros, na abordagem dos conceitos: jogo, aprendizagem da criança e educação infantil. Constatam-se as possibilidades de vivência concreta e manipulativa dos conteúdos da educação infantil, a partir da livre manifestação corporal e construção de um processo de aprendizagem significativa pela criança. Por meio do jogo o educando aprende os conteúdos curriculares e desenvolve potencialidades cognitivas, sociais, motoras, afetiva, dentre outras. Percebe-se na literatura em questão, que há formas variadas de utilizar o jogo e desenvolver as potencialidades da criança.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.