A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL - DESEMPENHO DOS ALUNOS ASSISTIDOS POR PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS E DIVERSIFICADAS

Autores/as

  • Marilda de Souza Lima Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Pedro Emílio Amador Salomão Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Roseneri Lago de Souza Araújo Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Prática Pedagógica, Formação de Professores, Ensino de Química

Resumen

A presente pesquisa buscou identificar como a prática pedagógica do professor para o Ensino de Química, no Curso de Engenharia Civil, interfere na aprendizagem dos alunos, e, em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. O público alvo foram os professores para o ensino de química e alunos de umperíodo do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. A pesquisa se justifica dada a importância que exerce a prática pedagógica do professorno desempenho dos alunos na disciplina Química partindo de experiências compartilhadas e assistidas. O professor como figura central do processo ensino-aprendizagem precisa diversificar sua prática pedagógica como forma de tornar o ensino de química mais atraente, pois, ensinar não significa apenas repassar bem os conteúdos, mas levar o aluno a pensar, a criticar e preparálo para se tornar um cidadão ativo na sociedade, apto a questionar, debater e romper paradigma. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica qualitativa e quantitativa na modalidade de estudo comparativopor amostragem probabilística por conglomerado entre os alunos de uma turma do curso de engenharia civil e de artigos, sites, livros de renomados estudiosos do tema como BARROS & SILVA (1993); SCHNETZLER (2004); MASETTO (2010); MALDANER (2003); SANTOS (2011); SACRISTÁN (1998); dentre outros. A qualificação constante dos docentes em congressos, seminários e mesas redonda tem melhorado a atuação dos mesmos qualificando-os e aprimorando-os no desempenho em termos de conteúdo.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Lima, M. de S., Salomão, P. E. A., & Araújo, R. L. de S. (2023). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL - DESEMPENHO DOS ALUNOS ASSISTIDOS POR PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS E DIVERSIFICADAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/555

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>