DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS E A FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores/as

  • Daiane Mendes de Jesus Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Jaceline Mendes de Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Diversidade Cultural, Formação Cidadã, Espaço Escolar, Respeito as diferenças

Resumen

O Artigo tem como objetivo analisar as diversidades culturais que se encontram no espaço escolar e discutir sobre as diferenças na perspectiva de estimular o aluno a compreender e respeitar o outro, favorecendo uma convivência harmônica dentro da escola e fora dela. Faz-se necessário esta investigação ao considerar o art. 5 da C.F/88 que estabelece que no Brasil somos todos iguais perante a Lei, independente de etnias, religiosidade ou orientação sexual. Também encontra-se respaldado em documentos do Ministério da Educação a necessidade da escola envolver no currículo a temática da diversidade cultural. Portanto, quando não aceitam as particularidades culturais e étnicas do outro, comumente apresenta-se uma forma de discriminação, as pessoas tem o direito de propagar sua cultura resguardado de respeito e tolerância. O artigo tem como objetivo demonstrar o preconceito empregnado em todos lugares quando desde criança aprendemos respeitar as pessoas e suas culturas crescemos, vivemos e envelhecemos sendo um bom cidadã. Metodologia é uma revisão de literatura, analisando autores diveresificados que discutem a temática.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Jesus, D. M. de, Negreiros, R. L., & Almeida, J. M. de . (2023). DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS E A FORMAÇÃO CIDADÃ. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/507

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3