TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE:

diagnóstico e intervenção

Autores/as

  • Adriana Ribeiro Pinto UNIPACTO
  • Dayane Alves Barreto dos Santos UNIPACTO
  • Deborah Lins Sambuc Ramalho UNIPACTO
  • Doralice Ramos de Souza UNIPACTO
  • Lívia Ferraz UNIPACTO
  • Mirlene Ramos Silva UNIPACTO
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade UNIPACTO
  • Rafael Tudéia Guimarães UNIPACTO

Palabras clave:

TDAH, Hiperatividade, Desatenção, Diagnóstico

Resumen

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, com maior prevalência em crianças em idade escolar, acompanhando-as por toda a vida. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, este trabalho tem como objetivo discutir o processo do diagnóstico e a atuação de psicólogos e professores frente à criança diagnosticada com TDAH. Os resultados apontam que o referido transtorno caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, e pode ter um grande impacto na vida de seus portadores e também das pessoas com quem esses convivem (amigos, pais, professores), podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como a um baixo desempenho escolar.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Pinto, A. R., Santos, D. A. B. dos, Ramalho, D. L. S., Souza, D. R. de, Ferraz, L., Silva, M. R. ., Andrade, A. L. de A., & Guimarães, R. T. (2023). TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: : diagnóstico e intervenção . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/459

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