ESTRATÉGIAS DE PÓS VENDA PARA ENCONTRAR, FORMAR E RETER TALENTOS NA MANUTENÇÃO E REPARO DO SETOR AUTOMOTIVO

Autores/as

  • Moisés Santos Santos IFPI
  • Roberto Arruda Lima Soares Instituto Federal do Piauí, Brasil
  • Gilvan Moreira Da Paz Instituto Federal do Piauí, Brasil
  • Marcieela Resende de Meneses Bezerra Especialista Automotivo

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4153

Palabras clave:

Recursos Humanos; Colaboradores; Investimento; Formação de Mão de Obra.

Resumen

Estamos em uma crescente necessidade de demanda de Mão de Obra qualificada para atuação no segmento de manutenção e reparos de veículos automotores e as concessionárias a cada dia estão com seus custos mais elevados para manutenção de suas operações o que diretamente vai influenciar nos recursos disponibilizados para a formação de mão de obra especializada. O trabalho que será desenvolvido, tem como objetivo apresentar aos  Empregadores e Recrutadores o quão importante é a atuação do RH (Recursos Humanos) para o sucesso de uma organização, no decorrer desse trabalho, estaremos levantando as expectativas dos colaboradores quanto ao seu local de trabalho e ferramentas disponibilizadas para o desenvolvimento de suas atividades laborais, e ainda vamos estar ilustrando os custos de recrutamento, formação e retenção dos Colaboradores, dessa forma, vamos discutir métodos de identificação de pontos fracos e fortes de nas organizações afim que elencar pontos de melhorias para fazer com que os Investimentos em Formação do corpo técnico não seja em vão, mas que possam tratar de forma muito profissional quando um dos colaboradores são assediados pelo mercado concorrente e que tenhamos força para reter nosso maior patrimônio da empresa, que sem dúvida são nossos colaboradores.

Citas

KOTLER, P. Administração de marketing – 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ÁVILA, Lucas Veiga; STECCA, Jaime Peixoto. Gestão de pessoas. Santa Maria: Rede E-Tec, 2015.

SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos humanos x Gestão de pessoas. Revista Científica de Administração, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 51-61, 10 jan. 2008.

VALVERDE, M., Scullion, H., & Ryan, G. (2013). Talent management in Spanish medium-sized organisations. The International Journal of Human Resource Management.

TANSLEY, C., & Tietze, S. (14 de April de 2013). Rites of passage through talent management progression stages: an identity work perspective. The International Journal of Human Resource Management.

Publicado

2025-06-13

Cómo citar

Santos, M. S., Soares, R. A. L. ., Da Paz, G. M. ., & Bezerra, M. R. de M. . (2025). ESTRATÉGIAS DE PÓS VENDA PARA ENCONTRAR, FORMAR E RETER TALENTOS NA MANUTENÇÃO E REPARO DO SETOR AUTOMOTIVO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4153

Artículos más leídos del mismo autor/a